Ações

Empresas de Eike disparam na bolsa após fim de recuperação judicial da OSX

Teste: Descubra seu perfil e prepare-se para investir na sua carreira

Estadão

23 de março de 2012 | 09h18

smith_blog_divulgacao_2.jpg

O ator Will Smith no filme "À Procura da Felicidade". O drama é baseado na história real de Chris Gardner, um sem-teto e pai solteiro que acabou se tornando um bem-sucedido corretor da bolsa

 

O professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Antonio André Neto ainda se surpreende quando um de seus alunos diz: “Diretor de empresa! Isso não é para mim… Não vou conseguir chegar até lá”. Responsável pelo MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios para Formação de Diretores de Empresas, ele reconhece que uma de suas missões no curso é fazer com que os jovens percebam que “as fronteiras profissionais só existem na cabeça das pessoas”.

Para André Neto, a vontade é o primeiro passo para a formação de um executivo. É um processo de construção de qualidades, autoconhecimento e investimento em características que podem levar o profissional a uma posição de destaque – dentro de uma empresa ou no mercado em geral.

Para acelerar essa formação, o professor da FGV recomenda que o profissional busque um MBA mais adequado ao seu perfil e ao momento estratégico da empresa na qual trabalha. Ele afirma que esse tipo de especialização funciona como um “acelerador” da carreira, pois “o que ele aprende em uma aula à noite, por exemplo, ele vai aplicar no seu trabalho no dia seguinte”.

Há cursos mais profundos, como gerenciamento de projetos; cursos voltados para afinidades, como Recursos Humanos; e cursos integrados, que dão ao estudante uma visão mais generalista e ampla. “A escolha vai depender do momento profissional da pessoa, da empresa onde atua e do setor em que ela está inserida”, explica.

Além do conhecimento, o jovem que almeja o comando de uma companhia deve ainda construir uma sólida experiência prática na profissão e formar uma boa network. “Esses contatos são indispensáveis. Eles são as pontes para as boas oportunidades.”

Para ajudar os jovens a descobrir qual o seu perfil dentro de uma corporação e, a partir daí, tomar as decisões profissionais mais acertadas, a Page Personnel, uma empresa de recrutamento ligada ao grupo Michael Page, preparou um quiz. Faça o teste!

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: