PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Jornalista e colunista do Broadcast

Opinião|Meirelles disse e não disse (mas disse)

Se Meirelles não desmentir declaração de que corte da taxa de juros é 'altamente provável', voltamos ao tempo de Dilma Rousseff e Guido Mantega

Foto do author Fábio Alves
Atualização:
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles Foto: Dida Sampaio/Estadão

O presidente Michel Temer e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, aproveitaram a viagem a Nova York, em meio à agenda de eventos da assembleia anual da Organização das Nações Unidas (ONU), para vender o Brasil a investidores internacionais, interessados em atraí-los para o programa de concessões e privatizações lançado recentemente.

PUBLICIDADE

Portanto, para esses investidores, a perspectiva de queda dos juros básicos no Brasil é um elemento importante na decisão de investir em projetos de infraestrutura.

Com esse pano de fundo, causou ruído na abertura dos negócios nesta quinta-feira uma suposta declaração de Meirelles à agência de notícias Bloomberg - e reproduzida pelo jornal Valor Econômico - de que a queda da Selic em dezembro é "altamente provável".

Esta coluna procurou a assessoria de imprensa do Ministério da Fazenda, que declarou que Meirelles "em nenhum momento" comentou o impacto do ajuste fiscal na taxa Selic a jornalistas. O que ele disse, segundo a assessoria de imprensa, foi que as medidas aprovadas no ajuste fiscal vão provocar "naturalmente" uma queda da taxa de juros estrutural da economia.

Todavia, a assessoria de imprensa não entrou no mérito da suposta declaração à agência Bloomberg, que fez uma entrevista exclusiva com Meirelles antes de o ministro ter falado informalmente com um grupo de jornalistas em um dos seus eventos em Nova York.

Publicidade

No chamado "quebra queixo", quando a entrevista a jornalistas é feita informalmente e sem agendamento prévio, Meirelles afirmou que não opina sobre juros, quando indagado sobre o que esperar da taxa Selic.

"Quando eu estava no Banco Central, eu sempre defendi a autonomia", disse o ministro.

O problema, contudo, é que nem Meirelles nem a assessoria do Ministério da Fazenda corrigiram categoricamente a matéria da Bloomberg, cujo título em inglês é Brazil's Key Rate Likely to Fall This Year, Meirelles Says e foi publicada no site da agência americana às 18h14 no horário de Brasília.

Como vários jornalistas já sabem durante os anos de Meirelles à frente do Banco Central e, mais recentemente, da Fazenda, o ministro é rápido ao exigir correções de declarações ou informações erradas atribuídas a ele.

A repórter da Bloomberg que escreveu o texto voltou a reproduzi-lo na sua conta no microblog Twitter nesta manhã.

Publicidade

E até agora Meirelles não veio a público desmentir essa declaração dada à agência americana.

Não é suficiente a assessoria de imprensa se referir às declarações que o ministro deu aos jornalistas no "quebra queixo".

Ele precisa vir a público e dizer que não é "altamente provável" que a taxa Selic irá cair neste ano.

Caso contrário, voltamos aos tempos do governo Dilma Rousseff, quando o ex-ministro Guido Mantega e a ex-presidente interferiam diretamente na política monetária com declarações sobre os juros.

Isso é importante porque coloca a credibilidade de Ilan Goldfajn, presidente do BC, contra a parede.

Publicidade

Por que isso?

Já no comunicado e na última ata da reunião do Copom, o BC deixou aberta a possibilidade de corte da taxa Selic ainda em 2016. Faltam duas reuniões: em outubro e em novembro.

O BC listou três condições para que isso aconteça, atribuindo para elas um grau significativo de subjetividade para decidir se elas foram atendidas e que, portanto, chegou a hora de cortar os juros. Exemplo: "Redução da incerteza sobre a aprovação e implementação dos ajustes necessários na economia, a exemplo do ajuste fiscal." Incerteza reduzida para uns não é para outros.

Ao dar um espaço para a subjetividade, o BC poderia, em tese, ficar sob suspeita de ceder à pressão política. Todavia, como Goldfajn melhorou a comunicação com o mercado, ele ganhou crédito para antecipar em um corte de juros em relação às apostas do mercado.

Mas isso vai por água abaixo quando Meirelles faz esse tipo de intervenção verbal e joga novamente a suspeita de o BC voltar a sofrer interferência política.

Publicidade

Assim, a declaração de Meirelles à agência Bloomberg precisa ser desmentida categoricamente para que o mercado possa acreditar totalmente que o ministro dá completa autonomia para o BC, como a que ele tinha durante o governo Lula.

Ao apenas se referir à sua postura tradicional de não comentar política monetária aos repórteres brasileiros, fica a impressão de que Meirelles tentou um "vai que cola" com sua declaração "altamente provável" de queda da Selic neste ano.

Opinião por Fábio Alves

Colunista do Broadcast

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.