PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Jornalista e colunista do Broadcast

Opinião|'Pibinho' ressuscita fantasma da estagflação

SÃO PAULO - A perda de fôlego da economia brasileira no primeiro trimestre deste ano deflagrou uma rodada de revisão para baixo nas projeções do Produto Interno Bruto (PIB) de 2014 e reacendeu o debate sobre se o Brasil já não estaria imerso num processo de estagflação, ou seja, quando uma economia apresenta um problema estrutural de baixo crescimento econômico combinado com elevada inflação.

Foto do author Fábio Alves
Atualização:

Segundo o IBGE divulgou na semana passada, o PIB brasileiro cresceu 0,20% no primeiro trimestre deste ano em relação ao quarto trimestre de 2013. Na comparação com o primeiro trimestre de 2013, o PIB avançou 1,90% no primeiro trimestre deste ano.

Na última pesquisa semanal Focus, divulgada ontem pelo Banco Central, a projeção de crescimento da economia brasileira foi reduzida de 1,63% para apenas 1,5% em 2014. Para 2015, a estimativa dos analistas também foi cortada, de 1,96% para 1,85%. Por outro lado, o IPCA de 2014 estimado é de 6,47%.

PUBLICIDADE

O Brasil está, de fato, imerso num ambiente de estagflação?

Na opinião de um economista brasileiro de "buy side" em Nova York, a resposta é sim. Nas contas dele, desde que Dilma Rousseff assumiu o governo em 2011, o crescimento anual médio do País ficará por volta de 1,9% nos quatro anos da gestão da presidente (levando em conta a aposta dele de que o PIB terá expansão de 1,3% neste ano e que em 2013 o crescimento foi de 2,5%, conforme revisão do IBGE). Por outro lado, ressalta a fonte acima, a inflação anual média no período (levando em conta a projeção da Focus) será de 6,2%.

Em conversa com esta coluna, um dos mais respeitados economistas brasileiros diz que a resposta à pergunta acima é mais complexa do que um simples "sim ou não".

Publicidade

"No sentido de que o crescimento está baixo e a inflação está elevada, o Brasil está sim num cenário de estagflação", diz ele. "Contudo, a estagflação é um fenômeno perene, não reversível; nesse sentido, a resposta é não".

O que está acontecendo, segundo esse economista, é que o mercado de trabalho ainda está muito apertado e o governo segue alimentando a demanda, enquanto o BC tenta agir na direção contrária a do resto do governo.

"Tudo o que é sensível a juros e às condições financeiras e monetárias está perdendo vigor, como o crédito, os setores de bens de consumo duráveis (em particular os automóveis) e a indústria, que está pelo terceiro trimestre consecutivo com dados negativos, ou seja, em recessão", explica o economista. "Em contrapartida, o único componente do PIB que continua robusto e crescendo são os gastos do governo".

Já um economista-chefe de uma grande instituição financeira diz que as estimativas de inflação não estão caindo por diversos motivos. Entre os quais, ele cita a expectativa de um câmbio mais fraco - umbilicalmente ligada à aposta de alta do "yield" (taxa de retorno) dos títulos do Tesouro americano -, de aumentos expressivos das tarifas de energia elétrica e também pela sensação de que a economia estava crescendo pouco por restrição de oferta e não por fraqueza da demanda.

"Acho que essa leitura mais recente de que a demanda é que está bem mais fraca vai sim ter consequências baixistas nas projeções de inflação, principalmente se aparecer com mais clareza no mercado de trabalho", explica o economista acima. "Se isso acontecer, não estaríamos num cenário de estagflação, mas de desinflação cíclica que, por sua vez, exigiria menos aperto monetário".

Publicidade

Em nota a clientes, o economista-chefe para América Latina do banco Goldman Sachs, Alberto Ramos, disse que, ao analisar o resultado das contas nacionais divulgadas hoje pelo IBGE, o Brasil está registrando três anos consecutivos de crescimento "sub-par", abaixo de 3%, com o PIB observando uma expansão média trimestral "medíocre" de 0,39% e anual de 1,9% nos últimos 12 trimestres.

"Isso reafirma a visão de que os principais obstáculos ao crescimento no Brasil são estruturais e domésticos mais do que cíclicos e externos", afirmou Ramos, que tem uma estimativa de crescimento de 1,3% do PIB e de uma inflação de 6,4% em 2014.

E como sair desta armadilha de inflação elevada e crescimento muito baixo?

Para o respeitado economista brasileiro ouvido mais acima, é preciso haver uma maior coordenação das políticas fiscal e monetária - a primeira está acelerando uma parte da economia e a segunda, segurando outra parte.

"Num ambiente de mercado de trabalho apertado, os gastos do governo tipicamente são muito mais focados em bens não 'tradables' (comercializáveis), o que pressiona a inflação a permanecer elevada, mesmo com o BC segurando o resto da economia com a política monetária", explica.

Publicidade

Assim, mesmo que não se possa afirmar que o Brasil esteja imerso numa estagflação de caráter mais permanente e de difícil reversão, ao menos é possível dizer que o País encontra-se num ambiente com indícios de estagflação - baixos investimentos e produtividade resultando em crescimento decepcionante, com mercado de trabalho apertado pressionando a inflação.

Já o economista brasileiro de "buy side" em Nova York acredita que apenas com um choque de credibilidade e uma correção dos rumos na política econômica é que o Brasil conseguirá sair da armadilha do baixo crescimento e de inflação elevada. Ele não vê o crescimento acelerando e a inflação cedendo em 2015.

"É preciso o governo ancorar as expectativas inflacionárias, inclusive subindo os juros, para tentar trazê-las de volta para o centro da meta", diz a fonte.

O corolário das análises sobre o PIB do primeiro trimestre é que a composição do crescimento é o fator mais preocupante.

Entre os destaques negativos estão a taxa de investimento de 17,7% do PIB, a menor para primeiros trimestres desde 2009; a retração de 2,1% na formação bruta de capital fixo (FBCF) no primeiro trimestre ante o trimestre anterior; e a queda de 0,8% no PIB industrial, de 3,3% das exportações e de 0,1% no consumo das famílias no mesmo período.

Publicidade

Sem a ajuda dos gastos do governo, os quais aumentaram 0,7% sobre o quarto trimestre de 2013, e do bom desempenho do setor agropecuário, com alta de 3,6% no período, o resultado geral do primeiro trimestre causaria uma turbulência não somente no mercado financeiro, mas também no cenário político, em meio a uma acirrada campanha eleitoral.

 

Opinião por Fábio Alves

Colunista do Broadcast

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.