PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Jornalista e colunista do Broadcast

Opinião|Quanto valerá o Brasil com novos rebaixamentos

Moody's é a única das três grandes agências de classificação de risco que mantém o Brasil com o status de grau de investimento, mas novos cortes não irão surpreender os investidores

Foto do author Fábio Alves
Atualização:

Mercado já está esperando que o rating soberano brasileiro siga caindo escala abaixo  Foto: Estadão

O novo rebaixamento do rating soberano brasileiro pela Standard & Poor's (S&P) surpreendeu pelo "timing", mas não na direção, pois a queda na escala de avaliação de risco pelas agências internacionais de rating já estava antecipada pelo mercado.

PUBLICIDADE

A única maneira de a tão atrasada Moody's surpreender e provocar alguma reação nos preços dos ativos será se rebaixar o rating soberano do Brasil em dois graus de uma vez só. Por enquanto, a Moody's é a única das três grandes agências de classificação de risco que mantém o Brasil com o status de grau de investimento, ou seja, de bom pagador.

A contínua piora da avaliação de risco - via rating soberano - do Brasil, portanto, não pegará os investidores no contrapé.

Ou seja, se a Moody's decidisse cortar hoje, quinta-feira, a nota de risco soberano do Brasil, o mercado poderia até se surpreender com o "timing", mas não perderia dinheiro dada a antecipação desse movimento, a não ser que esse rebaixamento aconteça em dois graus, numa ação atipicamente mais agressiva.

Assim como se a Fitch Ratings anunciar novo corte da classificação do risco soberano brasileiro, os preços dos ativos pouco se mexeriam.

Publicidade

Aliás, foi isso que aconteceu com o anúncio da S&P nesta quarta-feira, quando rebaixou o rating brasileiro de BB+ para BB, atribuindo uma perspectiva negativa, isto é, ameaçando cortar a nota mais ainda.

No fechamento dos negócios nesta quarta-feira, os contratos de cinco anos do Credit Default Swaps (CDS) - que serve como uma espécie de seguro contra eventual calote de um emissor de dívida - do Brasil subiram muito pouco, para 477 pontos-base (pb). Isso porque a grande movimentação nesse indicador de percepção de risco aconteceu quando a S&P tirou o selo de bom pagador do País em setembro do ano passado, agravada depois pelo rebaixamento idêntico da Fitch Ratings.

Antes do anúncio do rebaixamento pela S&P, o CDS brasileiro estava sendo negociado próximo de 470 pb, ou seja, o Brasil já estava sendo visto como um risco bem pior do que sua nota até então (BB+, antes do novo rebaixamento). Por exemplo, o CDS da Rússia (com rating BB+) fechou ontem a 334 pb, enquanto o da Turquia (também rating BB+) encerrou o dia a 301 pb.

Isso quer dizer que o mercado já está esperando que o rating soberano brasileiro siga caindo escala abaixo das agências internacionais de classificação de risco, embutindo, inclusive, o impacto sobre os ratings corporativos, como o da Petrobras.

Se quanto ao CDS e à cotação do real versus o dólar os investidores parecem já precificar esses rebaixamentos adicionais, isso acontece também com o patamar atual da Bovespa, sendo negociada a 41.674,59 pontos por volta das 10h25 desta quinta-feira?

Publicidade

Há interlocutores desta coluna que acreditam que o nível do CDS brasileiro já não deva ser tão mais afetado por futuros rebaixamentos do rating soberano do País que possam significativamente mudar a percepção de risco refletida na taxa de câmbio ou nos preços das ações negociadas na Bovespa.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Desde o início deste ano, a Bovespa vem sendo afetada por fatores externos, como a sinalização de uma postura "dovish" (mais inclinada ao afrouxamento monetário) pelos principais bancos centrais de países desenvolvidos, como o Federal Reserve (Fed) americano, o Banco do Japão (BoJ) e o Banco Central Europeu (BCE).

A partir de agora, com a volta a todo vapor dos trabalhos no Congresso, os ruídos da política também poderão afetar a Bovespa, especialmente na votação de medidas importantes para a economia brasileira, como a reforma da Previdência.

De qualquer forma, se o impacto de novos rebaixamentos do rating soberano pode até vir a ser mais limitado no futuro próximo, dada a antecipação já feita pelos investidores da piora da avaliação de risco do País, o abalo na confiança dos agentes domésticos e internos sobre as perspectivas do Brasil tornará muito mais difícil uma recuperação da economia brasileira.

Opinião por Fábio Alves

Colunista do Broadcast

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.