PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Economia e políticas públicas

Opinião|Competição entre Poderes

Bolsonaro rejeitou cooperação com Legislativo. Mas agora Congresso compete com Executivo, quer passar a reforma da Previdência, o que pode acabar ajudando o governo.

Foto do author Fernando Dantas
Atualização:

Da cooperação para a competição. É assim que Rafael Cortez, analista político da Tendências, busca explicar a surpreendente mudança do clima político recentemente.

PUBLICIDADE

Ou, em outras palavras, explicar por que, apesar de ter contrariado 100% das regras do livro-texto sobre como governar um país com um Congresso extremamente fragmentado, Bolsonaro vem colhendo os frutos de certa estabilização das expectativas na política e na economia, na esteira do forte aumento das probabilidades de aprovação tempestiva de uma reforma da Previdência razoável.

Ok, o Congresso mexeu na reforma de Paulo Guedes, que reagiu, amuado. E está resistindo decididamente às medidas armamentistas de Bolsonaro.

Mas o ponto é exatamente esse. Não há cooperação entre Executivo e Legislativo, mas sim competição. Só que essa competição pode vir a beneficiar o Executivo, à medida que a aprovação da reforma da Previdência e o encaminhamento de outras propostas da agenda econômica - como a reforma tributária - ajudem a desatolar a economia (inclusive preenchendo a aparente pré-condição do Banco Central para engatar um novo ciclo de queda da Selic).

"A agenda econômica é o canal pela qual a elite parlamentar, liderada pelo Maia, busca escapar da armadilha retórica e da narrativa construídas pelo Bolsonarismo, que colocam o Congresso num espaço negativo, como representante da velha política em oposição à "nova política" que o governo diz representar", explica Cortez.

Publicidade

O analista, em particular, acha que esse novo regime de gestão das relações entre os Poderes pode encontrar mais dificuldade na reforma tributária, que cria divisões mais complexas entre entes federativos, do que com a da Previdência, que se tornou consensual depois de tanto tempo na pauta.

De qualquer forma, acrescenta Cortez, trata-se de uma disputa no interior da centro-direita, surgida da recusa de Bolsonaro em montar uma base de apoio nos moldes tradicionais do presidencialismo de coalizão.

Esse, aliás, é um ponto destacado por Octavio Amorim Neto, cientista político da Ebape/FGV, ao tentar explicar a melhora do clima político-econômico nas últimas semanas.

Amorim aponta que a direita/centro-direita está no controle tanto do Executivo quanto do Legislativo e, portanto, com a faca e o queijo na mão em teoria. Foi por isso que a popularidade do governo Bolsonaro atingiu píncaros no período que vai de logo antes da posse até as primeiras semanas de governo.

Como se sabe, a popularidade presidencial despencou na elite financeira quando, com alguns meses de gestão, formou-se a percepção de que o presidente resolveu jogar fora o trunfo mencionado no parágrafo acima, ao colocar-se em atitude de permanente confronto com o Congresso (e, em termos práticos, ao não formar uma coalizão majoritária).

Publicidade

Agora, quem sabe, Bolsonaro possa estar recuperando algum reconhecimento do mercado. Afinal, se não foi pela cooperação, parece que a reforma da Previdência vai sair pela competição.

Mas não é para ficar muito feliz ainda, alertam Amorim e Cortez.

O professor da Ebape nota que o governo Collor é um exemplo de como o Congresso costuma atender as demandas do Executivo - mesmo de um governo minoritário - no primeiro ano do mandato, aprovando o plano extremo de bloqueio da poupança financeira do País.

Até aí não há novidade, assim como as tentativas de restringir o poder presidencial pelo Congresso também ocorreram no governo Collor.

O que parece novo para Amorim é o Congresso surgir com uma agenda econômica própria, embora ele ainda considere muito prematuro falar em parlamentarismo branco.

Publicidade

O professor da Ebape observa que, das quatro pré-condições para um impeachment que chegaram a maturar há  pouco mais de um mês, três retrocederam: não houve novas manifestações de rua anti-Bolsonaro significativas, a economia - embora ainda parada - não parece que vai mergulhar na recessão, e o escândalo de Flávio Bolsonaro ainda não atingiu seu pai diretamente. O governo, no entanto, continua minoritário no Congresso.

No entanto, sem uma coalizão formal no Congresso, todos os avanços políticos ficam sobre um terreno bastante frágil. A economia ainda não escapou do risco recessivo e o escândalo de Flávio Bolsonaro ainda pode respingar no pai.

Cortez acrescenta que a competição entre Poderes também pode levar o Congresso a modular a sua agenda econômica de forma a não gerar benefícios para o Executivo que reforcem demais o poder deste último Poder.

E sempre há a questão de se interessa a Bolsonaro um clima nacional mais pacífico. Afinal, como lembra Amorim, "um presidente populista busca manter a sua base mobilizada e, para isso, a polarização é vital".

Fernando Dantas é colunista do Broadcast

Publicidade

Esta coluna foi publicada pelo Broadcast em 26/6/19, quarta-feira.

Opinião por Fernando Dantas
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.