Foto do(a) blog

Economia e políticas públicas

Opinião|Luz no fim do túnel nos estoques

Alta na confiança da indústria em janeiro chama atenção de especialistas da FGV, que confeccionam o índice. Nível ainda é baixíssimo, há vários senões, mas pode ser um sinal de que recessão vai se amainar nos próximos meses.

PUBLICIDADE

Foto do author Fernando Dantas
Atualização:

Os responsáveis pela área de índices de confiança da Fundação Getulio Vargas (FGV) acham que não se deu a atenção devida à prévia do Índice de Confiança de Janeiro, que subiu 3,7 pontos em relação ao índice fechado de dezembro, de 75,4 para 79,1 - pela atual metodologia, isto significa uma alta de precisamente 37% de um desvio padrão. A prévia foi divulgada na semana passada.

PUBLICIDADE

Aloísio Campelo, superintendente adjunto de Ciclos Econômicos do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre/FGV), e principal responsável direto pelos índices de confiança da FGV, explica que a subida da prévia da confiança da indústria em janeiro é uma "boa notícia" que exige, de início, que se façam várias ressalvas e qualificações.

O nível da prévia de janeiro ainda é baixíssimo. Campelo observa que 100 é a média histórica. Assim, leituras abaixo de 90 são mais de um desvio-padrão abaixo da média, isto é, "baixas"; e as inferiores a 80 são mais de dois desvios-padrão abaixo, ou seja, "muito baixa". Na verdade, na história recente, a confiança da indústria só ficou abaixo de 80 no período de dezembro de 2008 a março de 2009, quando os impactos da grande crise global se faziam sentir com maior força.

Feitas essas ressalvas, o economista da FGV acrescenta que o fator principal por trás da elevação da prévia de janeiro foi o reequilíbrio de estoques e que isto "pode ser considerado uma possível luz no fim do túnel".

A prévia indica que o nível de utilização de capacidade da indústria continuou caindo, mas com uma aceleração significativa do processo de ajuste de estoques.

Publicidade

"A indústria ao longo da maior parte de 2015 diminuía a produção, dava férias coletivas, mas a queda da demanda sempre surpreendia e o desequilíbrio de estoques persistia - a novidade agora é que há uma diminuição do número de empresas e segmentos com estoques excessivos", aponta Campelo.

Ele atribui a essa melhora na situação dos estoques, por sua vez, as respostas mais positivas na prévia de janeiro às perguntas de natureza mais subjetiva, como a situação e o ambiente de negócios das empresas industriais.

Com a prévia de janeiro, é possível identificar um possível "turning point" na confiança da indústria, com o vale tendo sido atingido em agosto, quando o índice ficou em 73,5. Também aqui é preciso cautela, alerta Campelo. Em recessões muito prolongadas, há mais chances de acontecer viradas temporárias, as chamadas trajetórias em "w", algo que se nota, por exemplo, nos anos 70 e 80 no Brasil. Outro ponto é que os níveis atingidos em meados de 2015, com leituras abaixo de 74, são mais baixos que os piores momentos da crise de 2008 e 2009 - que dizer, a inflexão, se de fato está acontecendo, se dá a partir de níveis deprimidíssimos.

Mesmo com essas notas acautelatórias, Campelo vê chances de que "o ritmo da recessão se amaine nos próximos meses".

Evidentemente, a consolidação recente do câmbio num nível em torno de R$ 4 é um fator importante para a indústria, não só pelo mercado externo, mas talvez principalmente pela possibilidade de substituir importações no mercado doméstico.

Publicidade

Além disso, há o consumo das famílias, que sofre impactos em direção contrária. De um lado, o prosseguimento da deterioração do mercado de trabalho, que afeta negativamente a renda. Do outro, um processo mais adiantado de reestruturação das finanças familiares depois do ciclo de consumo e endividamento artificialmente prolongado com as desonerações tributárias.

PUBLICIDADE

Campelo observa que muita gente embarcou na rearrumação das finanças pessoais já no ano assustador de 2015 - contendo o consumo e pagando dívidas - e agora "talvez possa liberar um pouco mais do orçamento para consumir". Embora os números previstos para o consumo das famílias este ano tenham uma cara ainda muito feia, por causa do carregamento estatístico, o economista da FGV nota que eles embutem uma queda mais moderada na margem.

Ainda assim, ele não nota no Índice de Confiança do Consumidor de janeiro, divulgado hoje, o pequeno raio de esperança que identificou na última prévia da indústria. A confiança do consumidor em janeiro subiu 2,5 pontos, para 67,9, mas isso se segue a uma queda 2 pontos em dezembro, para não falar do nível ainda baixíssimo.

"Não dá para dizer por enquanto que tenha tendência de reversão na confiança do consumidor", diz Campelo. (fernando.dantas@estadao.com)

Fernando Dantas é jornalista da Broadcast

Publicidade

Esta coluna foi publicada pela AE-News/Broadcast em 27/1/16, quarta-feira.

Opinião por Fernando Dantas
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.