PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Economia e políticas públicas

Opinião|Meirelles escolhe o risco, de novo

Saída do ministro da Fazenda do governo para se filiar ao MDB e postular um lugar à frente ou de vice na chapa presidencial é um lance ousado, mas consistente com a carreira profissional e política de Henrique Meirelles.

Foto do author Fernando Dantas
Atualização:

As indicações são de que Henrique Meirelles sairá mesmo do governo, provavelmente para o MDB, para tentar a sorte numa candidatura presidencial ou como vice da candidatura de Michel Temer (a informação foi da saída do governo e filiação ao MDB foi oficializada depois de publicada a coluna).

PUBLICIDADE

Provavelmente o atual ministro da Fazenda avalia que é "agora ou nunca" para seus antigos planos de fazer carreira política.

Meirelles fez um longo desvio em relação a esse objetivo, mas que lhe rendeu um prestígio junto à elite liberal do País que não teria caso em 2002 tivesse recusado o convite do recém-eleito presidente Lula para a presidência do Banco Central (BC). À época, o ministro da Fazenda acabara de se consagrar como o deputado federal mais votado de Goiás, concorrendo pelo PSDB, arquirrival de Lula e do PT.

Foi uma virada e tanto, atestando o gosto de Meirelles por lances ousados na sua carreira profissional e pública.

O sucesso da empreitada foi grande. Primeiro, com Antonio Palocci no Ministério da Fazenda, o então presidente do BC completou a dupla responsável pelo ajuste ortodoxo dos três primeiros anos do governo Lula, que assentaria as bases para o melhor período da economia brasileira nas últimas décadas - com a ajuda também, é claro, do boom das commodities.

Publicidade

Foram os tempos gloriosos que combinaram a obtenção de investment grade com a maior distribuição de renda e queda da pobreza no Brasil do período da redemocratização.

Na verdade, com a substituição de Palocci por Guido Mantega na Fazenda no início de 2006, iniciou-se um progressivo progresso de corrosão dos princípios liberais da política econômica de Lula. Ainda assim, com a forma surpreendente como o Brasil superou rapidamente os efeitos da crise global de 2008 e 2009, permaneceu até 2010 a sensação de que Lula era o presidente que conseguiu combinar sensatez na economia e generosidade na política social na América Latina, uma região marcada pelo populismo.

De certa forma, Meirelles beneficiou-se da falta de química entre ele e a ex-presidente Dilma Rousseff, que vetou a sua permanência no Banco Central depois de ser eleita e assumir o governo em 2011. Dessa forma, o atual ministro da Fazenda desvinculou-se do lulopetismo no apogeu de 2010, e sua imagem não foi tisnada pelo desastre da nova matriz econômica.

Em 2014, Meirelles novamente foi poupado do naufrágio do segundo mandato de Dilma por causa da antipatia da ex-presidente por ele. Mesmo que alegue que não toparia assumir o atual cargo em 2015, com certeza Lula preferia que Meirelles fosse o escolhido, e não Joaquim Levy - e, como se sabe, é difícil resistir a um apelo de Lula.

Meirelles chegou à Fazenda depois do impeachment, reunindo um "dream team" de economistas admirados pelo mercado e pela elite liberal e tocando um dos mais abrangentes programas de reformas pró-mercado do período da redemocratização.

Publicidade

Seria injusto dizer que o ministro da Fazenda falhou de forma fundamental por não ter conseguido passar a reforma da Previdência, a peça central do ajuste fiscal estrutural. O escândalo das fitas de Joesley Batista foi um choque que destruiria qualquer articulação política, por mais bem montada que tivesse sido.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Na verdade, diversas medidas importantes foram tomadas, e a economia hoje está se recuperando (ainda que o ritmo seja mais lento e oscilante do que o ideal) com inflação e juros em recordes de baixa e o setor externo sólido como uma rocha. O teto de gastos foi aprovado, assim como a TLP e uma série de medidas da agenda microeconômica, e foi realizada substancial redução dos subsídios.

Houve um tremendo salto de governança em estatais como Petrobrás e Eletrobrás. Leilões e concessões começaram a decolar, ainda que com os entraves políticos e regulatórios típicos do Brasil. Mesmo na área fiscal a curto prazo, a recuperação da receita acena com cenários melhores do que os previstos há apenas alguns meses.

Meirelles, obviamente, não é o responsável único por tudo isso. Nomes como Ilan Goldfajn, do BC, Pedro Parente, da Petrobrás, e outros dividem esses louros com o ministro da Fazenda. Mas não é exagero dizer que a escolha inicial de Meirelles por Temer fixou uma âncora de credibilidade, a partir da qual foi possível atrair todos esses nomes, incluindo o "dream team" da Fazenda.

Qualquer analista de boa fé e bom senso percebe hoje que, se o próximo presidente priorizar no seu primeiro ano a reforma da Previdência e outras medidas de ajuste fiscal, o País tem tudo para desfrutar de um bom período econômico, em que pese a agenda gigante pela frente.

Publicidade

Curiosamente, entretanto, apesar dos bons serviços prestados e do timing oportunista de suas passagens pelo governo, Meirelles reembarcará na trilha política com um cacife bem duvidoso. O governo Temer, do qual deve sair em breve, é o mais impopular do período democrático. Temer e Meirelles, caso juntem forças em uma chapa presidencial, somarão índices minúsculos de intenções de voto (pela fotografia atual), e incompatíveis com as posições no topo da República que ocupam.

Meirelles, ainda por cima, verá se voltarem contra si baterias normalmente reservadas para quem disputa cargos políticos, e das quais os titulares de cargos não eletivos costumam ser poupados: sua passagem pelo Conselho da holding da JBS, por exemplo, com certeza será explorada, assim como seus ganhos superelevados pela participação na criação do Banco Original, da família Batista.

O ministro da Fazenda, entretanto, como já notado, é um homem com apetite por risco e predisposição a lances ousados. Em 2002, nomes de prestígio no mercado financeiro fugiram do convite de Lula para o BC como o diabo da cruz, em meio à violenta crise provocada pela chegada do PT ao poder. Meirelles arriscou, contra a visão consensual à época, e a aposta pagou enormemente. Agora, ele aparentemente vai desafiar o pensamento convencional de novo. As chances de frustração e desapontamento são muito grandes, mas Meirelles não é o tipo de pessoa que se intimide facilmente. (fernando.dantas@estadao.com)

Fernando Dantas é colunista do Broadcast

Esta coluna foi publicada pelo Broadcast em 27/3/18, terça-feira.

Publicidade

Opinião por Fernando Dantas
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.