Foto do(a) blog

Economia e políticas públicas

Opinião|O fator China

Economia chinesa compõe quadro internacional favorável ao Brasil, mas ainda se debate se o gigante asiático pode vir a sofrer solavancos no seu processo de transição de modelo econômico.

PUBLICIDADE

Foto do author Fernando Dantas
Atualização:

O ambiente externo extremamente favorável ao Brasil, que vem dilatando o prazo para que o País se ajuste, está baseado num conjunto de fatores: normalização monetária vagarosa e serena nos Estados Unidos; recuperação da Europa e do Japão; e uma transição de modelo com "pouso suave" na China.

PUBLICIDADE

Este último fator vem despertando algumas dúvidas. Dois artigos recentes de dois economistas de renome internacional, com visões contrárias, ilustram bem o atual debate sobre a China.

Barry Eichengreen, a propósito de comentar os 20 anos desde a crise asiática, escreve que "a China agora está no mesmo ponto que seus vizinhos do Sudeste asiáticos há 20 anos - ela já não se adapta mais ao seu modelo histórico de crescimento".

O argumento do economista é de que na economia chinesa, como na da Tailândia, Coreia do Sul e de outros países asiáticos no final dos anos 90, "a força bruta do investimento" já não é suficiente para manter altas taxas de crescimento. O problema é que o governo chinês ainda trabalha com metas de crescimento, e provê a liquidez que for necessária para "manter o motor econômico roncando".

Na visão de Eichengreen, as estatais chinesas já acumularam níveis perigosos de dívida externa, e o arranjo cambial, que ainda é razoavelmente controlado, não desestimula a acumulação destas dívidas. Ele conclui o seu artigo escrevendo que "nós esperarmos que os líderes chineses tenham estudado a crise asiática, senão estão condenados a repeti-la".

Publicidade

A abordagem de Stephen Roach, de Yale e ex-economista-chefe do Morgan Stanley na Ásia, não poderia ser mais diferente. Ele lembra que, desde a crise asiática, já havia previsões de que a China "seria a próxima" a ser tragada, e, passados 20 anos, isto ainda não aconteceu.

Roach concorda que a dívida das empresas não financeiras como proporção do PIB, de 157% no final de 2016, concentrada nas estatais, é um problema que tem que ser enfrentado, assim como o mercado imobiliário aquecido. Essa dupla dificuldade faz com que alguns analistas tracem outro paralelo em relação à China atual (além do que é feito com o Leste Asiático), relativo à crise japonesa da virada da década de 80 para a de 90.

Mas Roach considera que tanto a dívida corporativa quanto o mercado residencial são administráveis. Ele nota que a poupança chinesa, de 45% do PIB, é muito maior que a japonesa, de 28%, e, enquanto a dívida bruta do Japão é de 239% do PIB, a dívida soberana da China é de 49%. Quanto ao mercado imobiliário, o economista considera que, se a oferta for bem gerida, a demanda de uma população que ainda se urbaniza à taxa de 1% a 2% por ano garantirá um equilíbrio saudável.

Uma questão fundamental na trajetória chinesa, abordada por Roach, é a transição do modelo de investimento e exportação para o de crescimento puxado pelo consumo e serviços. Ele é otimista quanto a esse processo.

Livio Ribeiro, especialista em China do Ibre/FGV, concorda de maneira geral com Roach, descartando a priori a comparação com a crise asiática, já que a conta capital chinesa ainda é muito mais fechada do que a dos países afetados no final da década de 90. Ribeiro vê a "japanização" como um paralelo mais pertinente, mas ainda assim equivocado - ele, como Roach, também chama a atenção para os 45% de poupança doméstica chinesa, "que permitem maiores desaforos".

Publicidade

Para Ribeiro, um erro comum aos analistas pessimistas com a China é julgar que as autoridades econômicas do País deixarão a transição de modelo e a consequente liberalização financeira ocorrer num ritmo demasiado rápido, que saia do controle. "Eles sabem que não podem desmontar muito rápido e não o farão", diz o economista.

PUBLICIDADE

Como Roach, ele vê a transição de modelo como um processo que já caminhou bastante, e que já faz da China hoje uma economia de serviços.

Bráulio Borges, economista-chefe da LCA e pesquisador associado do Ibre/FGV, considera que o problema do endividamento corporativo da China é administrável e, apesar do alto custo de um saneamento completo das empresas e bancos envolvidos (calculado em 7% do PIB em trabalho do FMI publicado há cerca de um ano), está dentro das possibilidades de um país com a poupança pública e doméstica da dimensão da chinesa.

Ainda assim, Borges preocupa-se com a capacidade de o governo chinês lidar com o problema. "Eles sabem que têm que desinflar essa bolha, mas a grande questão é se vão conseguir fazê-lo de forma ordenada ou não". (fernando.dantas@estadao.com)

Fernando Dantas é colunista do Broadcast

Publicidade

Esta coluna foi publicada em 15/8/17, terça-feira.

Opinião por Fernando Dantas
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.