Foto do(a) blog

Economia e políticas públicas

Opinião|O otimismo de LC Mendonça de Barros

Economista acha que há 80% de chance de Dilma sair, e que com isso Brasil se recupera e pode crescer até 5% ao ano entre 2018 e 2022.

PUBLICIDADE

Foto do author Fernando Dantas
Atualização:

O economista Luiz Carlos Mendonça de Barros, ex-ministro das Comunicações e ex-presidente do BNDES, está muito menos pessimista do que a maioria do mercado, porque atribui uma chance de 80% de que a presidente Dilma Rousseff sofra impeachment. Com a recuperação da economia que ele prevê a partir daí, Mendonça crê que o PIB possa crescer a um ritmo de 5% ao ano entre 2018 e 2022.

PUBLICIDADE

Hoje, o economista é presidente do conselho da Azimut Brasil (que controla a gestora Quest) e presidente da Foton Aumark do Brasil, empresa que importa caminhões chineses Foton e está construindo uma fábrica para produzi-los em Guaíba, no Rio Grande do Sul.

Já há algum tempo que o analista vê uma guinada à direita na política brasileira, que se reflete na política econômica, e que ele considera positiva depois dos anos de heterodoxia que caracterizaram parte do governo Lula e do primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff. Este é o ponto crucial que explica a divergência entre a sua visão e a da corrente pessimista de mercado.

Na esfera judicial, Mendonça cita a decisão do STF de que condenados em segunda instância devem ir para a cadeia como um sinal dos tempos em termos da guinada à direita. A determinação contraria o preceito garantista prevalecente até então, típico do espírito da Constituição de 1988, pelo qual só se vai para a cadeia ao fim do trâmite por todas as instâncias possíveis.

Recentemente, porém, o otimismo do economista com o País foi acrescido de uma nova condição, que ele considera altamente provável: a saída de Dilma, que seria substituída pelo vice-presidente Michel Temer. Ele diz que seu irmão, o também renomado José Roberto Mendonça de Barros, com passagens pelo governo tucano e à frente hoje da consultoria MB Associados, compartilha sua interpretação do momento político.

Publicidade

Quanto ao cenário, ao qual atribui baixa probabilidade, de Dilma ficar até 2018, Luiz Carlos Mendonça de Barros é reticente: "Prefiro explorar o outro cenário, porque sou otimista com o Brasil - o País sempre sai das crises para cima, e não para baixo".

Mendonça faz um paralelo entre um eventual governo Temer e o período de Itamar, durante o qual foi realizado o plano Real que estabilizou a economia brasileira: "O Temer, como o Itamar, terá um mandato tampão, mas será melhor, é um sujeito muito mais aprumado", diz.

Ele se recorda de conversa sua com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em que este lhe teria contado histórias de medidas extravagantes que Itamar teria tentado tomar, como a de dobrar o salário mínimo, só sendo dissuadido a última hora pela intercessão de amigos próximos. "O Temer é muito mais razoável", pondera.

Outro componente importante da interpretação de Mendonça sobre o País é a de um otimismo permanentemente moderado pela visão de que "nós nunca seremos um padrão de liberalismo econômico, como parece sonhar o mercado financeiro - por outro lado, sempre superamos as crises do nosso jeito, e a sociedade e a economia avançam porque tem muita coisa que funciona no Brasil".

Foi com a ideia de levar essa mensagem que ele se encontrou há poucos dias com jovens deputados federais do PSDB, seu partido, como Bruno Araújo, de Pernambuco. Mendonça é muito crítico de decisões recentes dos tucanos, como a de votar pelo fim do fator previdenciário.

Publicidade

"O PSDB precisa acordar para a nova realidade, que é um movimento para direita, mas sem nenhuma revolução liberal", diz. Para ele, "o discurso mais importante agora é aquele dirigido à nova classe média popular do Lula, para mostrar a eles que a melhora das suas vidas de agora em diante vai depender muito mais de crescimento econômico do que de política social".

PUBLICIDADE

O economista considera que "a melhor coisa dos últimos anos foi mostrar de forma muito explícita os erros dos economistas do PT e da Unicamp". Isto, para ele, é uma das bases para a virada à direita da política econômica.

Bolha de consumo

Em termos econômicos, a leitura de Mendonça é a de que o Brasil está vivendo o estouro de uma grande bolha de consumo. Quem lhe ajudou a formatar essa interpretação foi o economista Fernando Montero, da corretora Tullet Prebon Brasil, que lhe fez prestar a atenção devida ao crescimento estonteante da absorção interna (consumo das famílias e do governo e investimentos) até 2014. Em 2010 e 2011, na saída da crise global, ela crescia ao dobro do ritmo do PIB, levando à abertura do déficit em conta corrente.

No começo do primeiro mandato de Dilma, a economia começou a reagir ao excesso de consumo, com a inflação pressionada. O desemprego continuava a cair, indo para menos de 5%, mas os bancos privados, preocupados, colocaram o pé no freio do crédito. A economia se desacelerou, e foi aí que o governo reforçou a dose das políticas anticíclicas para reinflar a bolha, o que só levou a um colapso muito mais violento a partir de 2015.

Publicidade

Mendonça considera que a bolha e seu estouro provocam movimentos extremos em direções contrárias, mas sem eliminar a tendência à volta à média. Assim, o déficit público norte-americano foi a 10% do PIB após a crise global de 2008 e 2009, mas já voltou ao nível normal de 2% a 2,5%. A produção anual de automóveis nos Estados Unidos caiu a menos da metade do nível pré-crise, mas já voltou a ele.

No Brasil, no segmento de caminhões (de 2,8 toneladas ou mais), que agora acompanha por razões profissionais, a "bolha do Finame" fez as vendas anuais saltarem de 72 mil para 192 mil unidades entre 2006 e 2011, e cair, com o estouro, para 85 mil em 2015. Mendonça prevê para seus sócios chineses uma rápida recuperação para 226 mil em 2025.

Com o estouro, a absorção interna despencou - "num movimento simétrico para baixo" -, caindo, segundo seus números, 10% no último trimestre de 2015 e com projeção de recuo de 6% a 7% em 2016.

Mendonça considera que um governo com credibilidade e condições políticas normais tem condições de enfrentar a agenda de desafios à frente. Como todo mundo, ele vê a questão fiscal como o nó crucial, mas lembra que "é mais fácil de arrumar porque é dentro de casa", comparada ao desequilíbrio externo, que está sendo eliminado numa velocidade que nenhum analista previu.

Mesmo a reforma da Previdência ele acha possível, lembrando que o Brasil vive o agravamento de determinados problemas - como a hiperinflação - até pontos muito além do que se considera tolerável, mas, em determinados momentos, reage e os resolve.

Publicidade

Ele observa ainda que a drástica queda da arrecadação faz parte do movimento "em espelho" ao ocorrido no período em que ela crescia fantasticamente durante a bolha, e também aí deve haver uma volta à normalidade, tornando o ajuste fiscal menos difícil. A inflação, da mesma forma, pode ser controlada com uma política econômica e monetária adequada.

Quanto ao ritmo de 5% ao ano do PIB de 2018 a 2022, ele o vê como um movimento pendular de recuperação do produto perdido durante a atual recessão.

"Não vejo a dramaticidade que o mercado enxerga - com um mínimo de racionalidade nossa economia pode ter um movimento de volta", conclui Mendonça. (fernando.dantas@estadao.com)

Fernando Dantas é jornalista do Broadcast

Esta coluna foi publicada pela AE-News/Broadcast em 10/3/16, quinta-feira.

Publicidade

Opinião por Fernando Dantas
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.