Foto do(a) blog

Economia e políticas públicas

Opinião|Oferta global pressionada

Relatório do Goldman Sachs diz que descompasso mundial entre a oferta e a demanda (maior) no mercado de bens, matérias-primas e insumos tem raízes que precedem a pandemia.

PUBLICIDADE

Foto do author Fernando Dantas
Atualização:

O mundo enfrenta um aperto de grandes proporções no mercado de commodities e bens, com a oferta, relativamente rígida no curto prazo, incapaz de atender a demanda explosiva.

PUBLICIDADE

Esse é o tema de um instigante relatório divulgado hoje pelo Goldman Sachs, mas cujo insight mais interessante é que essa situação de desequilíbrio tem menos a ver com a pandemia do que muitos pensam.

Segundo os autores, as sementes do atual estrangulamento da oferta de bens e matérias primas foram plantadas na esteira da grande crise financeira global de 2008 e 2009. Basicamente, os investimentos de longo prazo na "velha economia", como matérias primas, insumos básicos e alguns tipos de produtos físicos, caíram muito, enquanto cresciam os investimentos de ciclo curto da "nova economia" ligada à tecnologia da informação.

Eles escrevem que, para incentivar investimentos de ciclo longo, o preço dos bens físicos terá que ter um significativo desvio para cima, para compensar os crescentes riscos envolvidos nesses projetos de longa maturação (a descarbonização da economia global é um deles).

Adicionalmente, como os mercados de commodities não conseguem ampliar a oferta imediatamente para atender a demanda, terá que haver uma substancial "destruição de demanda" via aumento drástico de preços. Os autores exemplificam com o que chamam "de rally histórico" dos preços de gás, focando na situação europeia.

Publicidade

Eles acrescentam que "estoques de quase todos os bens físicos estão sendo pesadamente consumidos, de carros americanos a gás europeu a cátodos de cobre na China".

Assim, qualquer perturbação de demanda ou oferta causa fortes tremores nesses mercados.

O relatório nota que o ambiente de demanda global enfraquecida de 2018 a 2020 mascarou os problemas de oferta. Na saída da pandemia, entretanto, as políticas sincronizadas de estímulo de muitos países colocaram a demanda para rodar num ritmo mais saudável de novo, e os gargalos apareceram.

Na área energética, os grandes consumidores estão receosos de entrar em contratos de longo prazo de fontes emissoras de carbono. Dessa forma, a transição relacionada ao aquecimento global trará preços de energia mais altos e mais voláteis.

Além da descarbonização, a guerra comercial, a volta da produção local nos países ricos e a desglobalização são fenômenos que também aumentam os riscos dos investimentos tradicionais de ciclo longo da velha economia.

Publicidade

Em relação a gargalos de transporte, os autores mencionam que a oferta de carrocerias de caminhão está 35% abaixo da média histórica por causa de baixos retornos e das tarifas mais altas enfrentadas por produtores chineses.

PUBLICIDADE

O relatório prevê alta do petróleo até US$ 80 no último trimestre deste ano, o que seria um catalisador para atrair investidores de volta para as commodities. Já na Europa, a alta dos preços do gás e da eletricidade, especialmente se o inverno for muito frio, pode ter que se intensificar para destruir demanda, afetando a produção industrial intensiva em energia.

Os autores notam que isso já vem ocorrendo na China nos últimos três meses, afetando a produção de metais básicos, com destaque para alumínio - que, aliás, atingiu hoje o nível mais alto em 13 anos, chegando a tocar em US$ 3.000 a tonelada, como informa nota do Broadcast de Niviane Magalhães.

Já em relação ao ouro, os autores escrevem que "permanece primariamente como hedge contra um cenário de inflação indesejada e 'ruim', com o Fed atrás da curva".

Finalmente, eles apontam que o preço dos créditos de carbonotambém deve subir (pela substituição forçada da pressionada energia gerada a gás por energia gerada a carvão na Europa, na contramão da agenda ambiental da União Europeia), numa espiral de reforço mútuo em relação aos preços de energia.

Publicidade

Fernando Dantas é colunista do Broadcast (fernando.dantas@estadao.com)

Esta coluna foi publicada pelo Broadcast em 13/9/2021, segunda-feira.

Opinião por Fernando Dantas
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.