PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Economia e políticas públicas

Opinião|Procura-se presidente para a Petrobrás

Há uma visão quase consensual de que, se o governo quiser salvar a Petrobrás, urge trocar a sua cúpula de comando. O problema, porém, é a dificuldade de encontrar um nome adequado para o imenso desafio de presidir a Petrobrás neste momento.

Foto do author Fernando Dantas
Atualização:

Na visão de diversos analistas, se o governo quiser salvar a Petrobrás do desastre em que a maior empresa brasileira está progressivamente se envolvendo, urge trocar a diretoria da estatal, com especial cuidado na escolha do novo presidente. Se a intenção é fazer com que o investidor na empresa, especialmente na esfera internacional, entenda que não se deve confundir a instituição com pessoas que cometeram malfeitos enquanto lá trabalhavam, é fundamental reafirmar o quanto antes este princípio. A única forma é trocar o comando o mais rapidamente possível, indicando que as pessoas passam, mas a empresa fica.

PUBLICIDADE

As constatações acima, um tanto quanto óbvias, estão na cabeça da maioria dos interessados no caso da Petrobrás. Assim, no mercado, já se discute intensamente qual deveria ser o perfil de um novo presidente da estatal.

Um presidente com capacidade de resgatar a Petrobrás teria de reunir necessariamente uma enorme reputação de competência em gestão e de conduta ética ilibada. "Não basta que a pessoa tenha essas características, é preciso que ela seja conhecida por essas características - tem que chegar com uma imensa credencial para provocar um impacto imediato", diz um analista de mercado.

O profissional relata que já houve uma intensa discussão interna na sua instituição sobre quem reuniria as características para o cargo. Chegou-se a comentar que o PT teria de procurar na sua órbita de influência alguém como Pedro Parente, que foi o gestor da crise elétrica tucana.

É evidente que uma eventual nomeação para a presidência da Petrobrás não pode ter nem mesmo a mais leve nuance política, o que parece ser a razão pela qual o governo já pensa no nome de algum grande empresário, segundo relatos da imprensa. Mas nem todo representante bem sucedido do setor privado convém à Petrobrás neste momento. Qualquer vinculação com o BNDES ou com outros braços da política industrial (ou mesmo negócios com a própria Petrobrás) já traria dúvidas e questionamentos sobre conflitos de interesse desde o início. E não é fácil encontrar no Brasil um empresário de elevado perfil que não tenha uma relação intensa com o governo.

Publicidade

Há não muitos anos, reportagens da imprensa internacional faziam a distinção entre a Petrobrás e empresas estatais de petróleo latino-americanas como a Pemex e a PDVSA, respectivamente do México e da Venezuela.

No caso brasileiro, tratava-se de uma empresa que, apesar de estatal, tinha uma gestão profissionalizada e competente, que permitiu que se tornasse a líder no segmento de alta tecnologia da prospecção e exploração de petróleo em águas superprofundas. Já a Pemex e a PDVSA eram empresas corroídas pela interferência política, ineficientes e mais propensas à corrupção.

A experiência petista de nomear para a presidência da Petrobrás pessoas com vinculações políticas, como José Eduardo Dutra e Sérgio Gabrielli, vai se revelando um grande erro. Não se trata, obviamente, de lançar acusações sobre os dois ex-presidentes (apenas a Justiça vai determinar quem é responsável pela pletora de casos recentes de corrupção da estatal), mas apenas constatar que a lógica política contaminou de forma ampla e profunda a Petrobrás. Neste sentido, hoje a estatal brasileira tornou-se mais parecida com a Pemex e a PDVSA na visão dos investidores internacionais, o que significa um prejuízo incalculável para a imagem do Brasil.

A nomeação de Graça Foster, funcionária de carreira de boa reputação, para substituir Gabrielli, que foi saudada de início como um bem-vindo processo de despolitização, revelou-se ineficaz para estancar o estrago. Hoje a própria Graça vê-se às voltas com sérios questionamentos e discute-se abertamente a sua saída.

A tarefa de um eventual novo presidente seria justamente a de reverter de forma cabal e decisiva o lamentável processo de regressão institucional que se desenrola na Petrobrás diante dos olhos estupefatos dos brasileiros e da comunidade internacional. A tarefa, porém, apresenta dificuldades gigantescas, e não é fácil imaginar hoje um nome com capacidade de enfrentá-la.

Publicidade

Fernando Dantas é jornalista da Broadcast (fernando.dantas@estadao.com)

Esta coluna foi publicada pela AE-News/Broadcast em 16/12/14, terça-feira.

Opinião por Fernando Dantas
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.