Foto do(a) blog

Da City Londrina

Sem Escócia, bandeira do Reino Unido perde fundo azul

PUBLICIDADE

Por Fernando Nakagawa e Twitter @fnakagawa
Atualização:

LONDRES - Pouca gente repara, mas a bandeira britânica é a união de três bandeiras. Sobrepostas, cada uma delas representa um país que compõe o Reino Unido. Foi com a união das imagens que representam a Inglaterra, Irlanda do Norte e Escócia que nasceu a famosa bandeira britânica conhecida como "Union Jack". A possível independência da Escócia, porém, pode mudar tudo.

PUBLICIDADE

Nesta quinta-feira, 18, os escoceses vão às urnas para decidir sobre decidir sobre a independência sonhada há séculos.

Na bandeira do Reino Unido, a Escócia é representada pelo fundo azul em alusão a Santo André. As listras vermelhas colocadas na vertical e horizontal representam São Jorge, padroeiro da Inglaterra. Já as faixas vermelhas colocadas na diagonal são uma homenagem a São Patrício da Irlanda.

Uma pesquisa feita pelo Flag Institute, instituição inglesa de pesquisa e documentação sobre bandeiras, mostrou que 64,8% dos entrevistados defendem que a bandeira do Reino Unido deveria mudar se o "sim" vencer em 18 de setembro. Sem a Escócia, dizem, o fundo azul deveria ser retirado.

Entre os entusiastas da reforma, a lembrança mais comum é que o País de Gales, que faz parte do Reino Unido, é completamente ignorado na Union Jack. Por isso, imaginam, poderia ser incorporado fundo preto e listras amarelas em alusão a São David, o padroeiro dos galeses. Outra opção seria usar a própria bandeira de Gales que tem um dragão vermelho caminhando para a esquerda em um campo verde.

Publicidade

Apesar de tantos desenhos e esboços, o fato é que nem os estudiosos do tema têm certeza se uma mudança virá em caso de vitória do "sim". Até agora, nenhuma autoridade se pronunciou. É preciso lembrar esse redesenho mudaria não só as coisas no Reino Unido, mas uma série de outras bandeiras. Isso porque ex-colônias britânicas, da Austrália a Tuvalu, usam uma pequena Union Jack no canto superior direito de cada bandeira nacional em alusão ao antigo império.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.