Foto do(a) blog

Da City Londrina

Com David Bowie, libra modernosa ganha 1º caixa eletrônico

Moeda local do bairro de Brixton, no sul de Londres, ganha primeiro caixa eletrônico. Notas prestam homenagem aos moradores da área que foi centro da imigração jamaicana e atualmente passa por processo de especulação imobiliária e gentrificação

PUBLICIDADE

Por Fernando Nakagawa e Twitter @fnakagawa
Atualização:

LONDRES - Saem as fotos da rainha Elizabeth II e entram famosos como David Bowie nas novas e coloridas cédulas da libra. O dinheiro modernoso, porém, não vale em todo o Reino Unido. A "libra Brixton" só circula em cerca de 300 estabelecimentos comerciais no bairro de mesmo nome no sul de Londres. Nesta segunda, dia 11, começou a funcionar o primeiro caixa eletrônico do mundo para uma moeda local.

 Foto: Estadão

Com a ideia de incentivar o comércio do bairro, lojistas de Brixton criaram a moeda local após a crise financeira de 2008. A ideia é simples: se moradores e lojistas trocarem parte das libras esterlinas do bolso por libras Brixton, clientes e comerciantes só poderão usar as notas no bairro. Assim, o dinheiro não sai do local e ajuda os comerciantes da região em um circulo virtuoso. É possível pagar até alguns impostos com a moeda local. Uma libra esterlina vale uma libra Brixton. Então, uma libra Brixton vale cerca de R$ 5.

 Foto: Estadão

Com o símbolo "B£", as cédulas da libra Brixton foram desenhadas pela dupla Charlie Waterhouse e Clive Paul Russell que trabalham em uma agência de design do próprio bairro. As cédulas homenageiam moradores do bairro como o cantor David Bowie (que viveu boa parte da infância em Brixton), o jogador de basquete Luol Deng e o ativista Len Kwesi Garrison. Brixton é atualmente um dos bairros da moda de Londres com forte vida cultural, noturna e gastronômica.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

A ideia da moeda local não é exclusividade dos londrinos. Na zona sul de São Paulo, o "Sampaio" circula desde o fim da década passada no Jardim Maria Sampaio, bairro do Campo Limpo. Assim como em Brixton, os Sampaios (S$) podem ser usados em açougues, bares, padarias, floriculturas e mercadinhos do bairro para ajudar a economia local.

Se você estiver em Londres, o caixa eletrônico funciona na ala Market Row do mercado do bairro pertinho da estação Brixton da linha Victoria. Informações sobre onde a moeda é aceita no site BrixtonPound.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.