Foto do(a) blog

Da City Londrina

FT: "Brasil será rebaixado se presidente eleito não corrigir rumo da economia'

Independentemente do vitorioso no segundo turno, jornal britânico 'Financial Times' avalia que mudanças na economia são imperativas

PUBLICIDADE

Por Fernando Nakagawa e Twitter @fnakagawa
Atualização:

Apoio de Marina Silva a Aécio Neves foi destaque no Financial Times ( Foto: reprodução)

LONDRES - O jornal britânico Financial Times destaca o apoio de Marina Silva (PSB) ao candidato Aécio Neves (PSDB) anunciado no fim de semana. Em reportagem publicada nesta segunda-feira, 13, na edição impressa, o jornal repete a avaliação de que, independentemente do vitorioso no segundo turno, as contas públicas e a inflação terão de ser ajustadas pelo novo governo. Sem essa correção, o Brasil pode sofrer rebaixamento de rating e piora ainda mais acentuada da confiança dos investidores.

PUBLICIDADE

A reportagem destaca que o início da corrida pelo segundo turno tem mostrado um momento mais favorável ao candidato da oposição. Apesar da ligeira vantagem numérica mostrada nas pesquisas Datafolha e Ibope, o FT nota que Aécio terá de se esforçar para conquistar votos contra Dilma Rousseff (PT). "O desafio é apresentar-se como uma mudança 'segura' para atrair os eleitores de Marina", diz a reportagem.

Independentemente do vitorioso no segundo turno, o FT repete a avaliação de que mudanças na economia são imperativas. "A segunda maior economia emergente do mundo está em perigo de afundar em uma mistura tóxica de inflação e baixo crescimento. A inflação foi maior do que o limite superior da meta de 6,5% em setembro, enquanto os analistas esperam que a economia cresça apenas 0,2% este ano", diz o texto.

"Seja qual for o candidato que ganhe, ele ou ela terá de reequilibrar as contas públicas e desmantelar os controles de preços e subsídios. Ou arriscará um rebaixamento do rating de crédito e maior erosão da confiança entre investidores", completa a reportagem.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.