Foto do(a) blog

Da City Londrina

Pilotos da TAP aprovam indicativo de greve de 10 dias em maio

Em meio ao processo de privatização, pilotos aprovam greve a partir de 1º de maio contra venda da empresa portuguesa

PUBLICIDADE

Por Fernando Nakagawa e Twitter @fnakagawa
Atualização:

LONDRES - Os pilotos da companhia aérea portuguesa TAP aprovaram na noite de quarta-feira o indicativo de greve contra o processo de privatização da empresa. O chamado "pré-aviso" aponta para a paralisação da TAP entre os dias 1º e 10 de maio se os pedidos dos trabalhadores não forem atendidos. A direção da aérea reagiu e afirma que o caminho adotado pelos pilotos pode ser "perigoso". A TAP é a empresa aérea com mais voos entre o Brasil e a Europa.

No chão. Greve de 10 dias pode prejudicar passageiros brasileiros / Wikimedia Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Na noite de quarta-feira, 15, uma assembleia que contou com mais de 300 pilotos aprovou com ampla maioria a indicação de greve para o início do próximo mês. Na reunião, 80% dos presentes apoiou a paralisação. O sindicato dos pilotos argumenta que a TAP não cumpre dois acordos em vigor. O primeiro previa atualização de alguns benefícios salariais. O segundo compromisso previa que, em caso de privatização, 20% das ações deveriam ser oferecidas inicialmente aos pilotos.

A greve deverá prejudicar passageiros brasileiros, já que a empresa portuguesa opera mais de 80 voos semanais entre Portugal e 12 cidades no Brasil: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

A direção da empresa aérea presidida pelo brasileiro Fernando Pinto lamentou a indicação de greve. Para a companhia, os empregados estão sendo "insensíveis aos apelos de bom senso" e a opção pela greve pelo período citado poderia conduzir a empresa "a um caminho perigoso". A greve de dez dias poderia ter efeitos dramáticos para as contas já combalidas da estatal portuguesa enquanto o governo corre para tentar vender a empresa ainda neste semestre.

Trecho de reportagem publicada no Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.