Pista é reformada, mas Emirates só usará A380 uma vez em SP

Pista é reformada, mas Emirates só usará A380 uma vez em SP

Há alguns anos, companhias aéreas estrangeiras cogitavam usar maior avião do mundo no Brasil, mas aeroporto de Guarulhos ainda não comportava modelo. Reforma foi concluída, mas, em meio à economia em recessão, empresas descartam usar A380 no País

Fernando Nakagawa / Twitter @fnakagawa

27 de outubro de 2015 | 12h25

LONDRES – O mau momento da economia parece ter tirado o Brasil dos planos das companhias aéreas de voar com o maior avião do mundo para o País. Apesar do esforço da nova operadora do Aeroporto de Guarulhos para adequar a pista para a aeronave, as grandes operadoras do mundo parecem não estar dispostos a trazer o Airbus 380 para São Paulo. A Emirates, que queria voar entre Dubai e Guarulhos com o modelo na época da Copa do Mundo, voará apenas uma vez com o A380 para a capital paulista e nega planos para usar o avião no Brasil. A decisão da Air France é idêntica.

EmiratesA380

Oi e tchau. Super avião ficará algumas horas em SP / Divulgação

No início de 2014, o uso do avião de dois andares foi tema de controvérsia no Brasil quando a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) negou a autorização para o modelo operar no aeroporto paulista. O avião só poderia pousar e decolar com a adequação da pista. A decisão do órgão frustrou planos de companhias aéreas internacionais como a Emirates, Air France e Lufthansa que, a poucos meses da Copa do Mundo, cogitavam aumentar a capacidade dos voos para o Brasil com o modelo que transporta mais de 500 pessoas.

Agora, as obras de adequação da pista do Aeroporto de Guarulhos estão sendo concluídas e o terminal paulista pode finalmente receber a operação comercial do maior avião do mundo. Apesar disso, o momento econômico é outro. Com dólar perto de R$ 4 e menos brasileiros viajando ao exterior, aéreas preferem usar o avião em outras rotas mais atrativas, como para os Estados Unidos e Ásia.

MSN033_RTO-306_09

Agora não. Emirates e Air France não têm planos para Brasil / Divulgação

A Emirates informou ao Broadcast que não tem planos de trazer o modelo ao aeroporto paulista e terá, apenas, um voo comemorativo com o maior avião do mundo em meados de novembro. “Gostaríamos de agradecer as autoridades do Aeroporto Internacional de Guarulhos e à Agência Nacional de Aviação Civil pelo suporte e pela assistência fazendo os arranjos necessários para que esse voo ocorra”, disse a companhia em nota.

A visita de algumas horas do super jumbo ao terminal paulista acontecerá exclusivamente em 14 de novembro quando viajará de Dubai a Guarulhos. Horas depois, na madrugada de 15 de novembro, o avião retorna de Guarulhos para Dubai. Segundo a companhia, o voo será uma comemoração ao aniversário de oito anos de operação da rota. O aniversário da rota, porém, aconteceu em 1º de outubro.

Outra empresa que cogitou levar o A380 foi a Air France. Executivos da companhia sinalizaram em 2014 a possibilidade de usar o modelo na rota entre Paris e São Paulo. Agora, porém, os planos são outros. “Até esta data, atender o Brasil com o A380 não está na nossa agenda”, informou a empresa ao Broadcast. “A companhia estudará essa possibilidade em linha com mudanças no ambiente para acomodar o super jumbo”.

Trecho de reportagem publicada no Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado

Tendências: