Com 85 Leões, o Brasil ficou na terceira posição em número de prêmios em Cannes Lions, atrás apenas da perpétua força dominante dos Estados Unidos - 313 prêmios, ou mais de um terço do total de Leões distribuídos (932) - e não muito distante do desempenho do Reino Unido, que contabilizou 90 prêmios. No entanto, o Brasil ficou bem à frente de outros mercados europeus importantes, como a França (60 Leões) e a Alemanha (32). Entre esses dois países, situou-se a Austrália (36 premiações).
A Akqa foi a agência brasileira mais premiada. Recebeu dois Grand Prix: um em Media Lions (que julga o melhor uso das diferentes mídias para a difusão de uma campanha) e outro para Entertainment Lions for Music (que escolhe o melhor trabalho que inclui o uso de música). A primeira campanha foi para o modelo AirMax, da Nike, e envolveu a cultura paulistana do grafite, enquanto o segundo transformou o lançamento do segundo álbum do rapper Baco Exu do Blues em um movimento contra o racismo no País.
Neste ano, o evento Cannes Winners terá entre os palestrantes Diego Machado e Hugo Veiga, executivos da Akqa, que falarão sobre as peças vencedoras dos Grand Prix. Rafael Donato, vice-presidente de criação da Ogilvy Brasil, que focará sobre o marketing provocativo (e premiado) da rede Burger King. Já Maria Fernanda Albuquerque, diretora de marketing da Ambev, que dará um panorama do festival sob o ponto de vista da gigante de bebidas.
Serviço:
Cannes Winners
Quando: 27/8, a partir das 17h
Onde: Unibes Cultural - Rua Oscar Freire, 2.500 - Pinheiros