"A ideia é a gente se posicionar como referência em transparência na indústria da beleza, com informações relevantes e de linguagem acessível", diz Cristina Garcia, diretora científica da L'Oréal Brasil. "Além disso, o site trará vídeos com nossos pesquisadores explicando como as formulações são feitas e testadas."
Como a quantidade de princípios ativos da L'Oréal é muito grande - são cerca de 3 mil, ao todo -, Cristina explica que os temas que aparecem no site foram escolhidos a partir das principais dúvidas coletadas em outros mercados e também nos serviços de atendimento ao cliente e das redes sociais da marca no País. Hoje, as explicações sobre as matérias-primas da gigante francesa já estão disponíveis em oito idiomas.
A L'Oréal mantém um centro de pesquisa e desenvolvimento de produtos no Rio de Janeiro. A empresa recebe periodicamente clientes em sua sede, que conta com salões de beleza e banheiros equipados para mostrar como as consumidoras utilizam cada produto. Essas experiências também servirão para alimentar o site ao longo do tempo, à medida que dúvidas surgirem sobre novos desenvolvimentos da companhia.
Glossário. O site já estreia com um glossário de cerca de 300 ingredientes - incluindo, por exemplo, ácido hialurônico, usado em tratamentos para a pele. A empresa também criou uma seção de perguntas e respostas, na qual a clientela poderá, por exemplo, saber quais cosméticos que podem e não podem ser usados em gestantes e recém-nascidos, por exemplo.
A executiva da L'Oréal diz que o movimento de transparência é parte também da iniciativa de sustentabilidade da multinacional. "Temos um trabalho de busca de matérias-primas renováveis e de fontes sustentáveis, com uma série de regras para que novas fórmulas não tenham um efeito negativo para o meio ambiente."