Medidas de longo prazo pedem prazo para emplacar

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O mundo não vai mudar amanhã, mas as medidas finalmente anunciadas nesta quarta-feira, com o objetivo de abrir espaços para o financiamento de longo prazo pelo setor privado, formam uma base para que, depois de amanhã, a carga que pesa quase exclusivamente nos ombros do BNDES possa ser, pelo menos em parte, distribuída com outros agentes econômicos.

PUBLICIDADE

Vai ter gente achando que as medidas de desoneração fiscal e criação de liquidez em mercados secundários de títulos privados de dívida são insuficientes para compensar a atração fatal dos altíssimos juros de curto prazo vigentes no Brasil. Vai também ter gente achando que o governo facilitou demais a vida dos investidores financeiros, inclusive e especialmente os estrangeiros.

Além disso, vozes impacientes não esperarão a natural maturação das novidades, lançando-se quase imediatamente na cobrança da falta de resultado das medidas. Mas, felizmente, haverá outras vozes, mais sensatas, conscientes de que os novos papéis de longo prazo e seus mercados exigirão um tempo também mais longo para maturarem.

Um primeiro passo é reconhecer que o pacote anunciado há pouco pelo governo para estimular o financiamento de longo prazo é bem-vindo e toca num ponto vital para a economia brasileira nos próximos anos. Com algum otimismo, é possível considerar que as medidas funcionarão como no caso da alienação fiduciária de imóveis e da lei de falências. A disseminação de seus mecanismos e seus impactos positivos se fazem pouco a pouco, quase em silêncio.

O grande nó do financiamento voluntário privado de longo prazo é a taxa de juros de curto prazo - alta e atraente. O Brasil ainda não conseguiu resolver o problema estrutural de conviver com a mais alta taxa de juros de curto prazo do planeta. Parece óbvio que o alto custo do dinheiro inibe qualquer tipo de crédito, sobretudo o de longo prazo.

Publicidade

Parece óbvio também que o ritmo do sucesso das medidas agora anunciadas dependerá do sucesso das ações para trazer a taxa de juros brasileira aos padrões internacionais. Uma parte das medidas busca, justamente, compensar, com desonerações de imposto de renda, essa desvantagem. É preciso testar para saber se serão suficientes.

Uma outra parte do pacote, talvez de efeito mais imediato, objetiva abrir espaço, com a criação de liquidez, para o desenvolvimento de um mercado secundário de títulos privados de dívida. Caso das debêntures que poderão ser emitidas, em projetos de infraestrutura. É ponto de absoluta importância para desenvolver novos instrumentos de financiamento mais longo no mercado de capítais.

A resistência da economia brasileira ao financiamento voluntário de longo prazo remete a uma histórica insuficiência de oferta. A virulência e a recorrência dos surtos inflacionários eram a expressão perversa dessa debilidade estrutural, enfrentada com a contenção da demanda, pelo uso monótono das taxas de juros estratosféricas.

Só a perspectiva de que um outro caminho comece a ser experimentado já é animadora.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.