PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Veja o que você não vê

Opinião|ctrl+alt+del

Como usuária de tecnologia, assim como muitas pessoas, sei como resolver quando algum programa ou mesmo o meu computador trava: ctrl+alt+del  - ou reiniciar. De alguma forma, funciona! Parece que o reiniciar dá uma chance ao sistema de se restabelecer e se tornar funcional novamente. Algumas vezes o bug é tão grande que é necessário fazer um reset e redefinir tudo novamente e nem sempre fica igual ao que era antes. O que não muda aqui é que nós e nossas extensões tecnológicas continuamos no jogo, mas redefinimos funções, etc.

Atualização:

Em um âmbito organizacional, a redefinição ou reset¹ é uma transformação bem radical: as pessoas em um time ou em uma organização, um sistema independente de seu tamanho - ficam juntas apesar dos padrões de relacionamento seja com o mercado, seja com outras áreas internas (quando um programa no computador não funciona de acordo) se tornarem insustentáveis. A redefinição nos exige o compromisso de ficarmos juntos e superarmos os padrões de relacionamento que não mais funcionam, tarefa difícil, pois normalmente os padrões são parte do contexto invisível em que estamos mergulhados, e começar, sem tantos apegos.

Precisamos lembrar que somos criaturas que vivem em comunidade e isso tem a ver com nossa sobrevivência e potência. E de tempos em tempos, precisamos fazer umas faxinas em casa.

 

 

O reset tem elementos importantes que eu gostaria de chamar atenção: Foto: Estadão

PUBLICIDADE

  • Cuidado com o apego a um passado que não faz sentido no contexto de agora.
  • Podemos "matar" projetos, modificar objetivos, mudar relações, fornecedores, mercados...
  • Não podemos excluir ou ignorar os stakeholders, pois eles vão aparecer em algum outro lugar da equação, mas antes transformar relações de forma digna.
  • Convida a nos tornarmos mais conscientes sobre quais as músicas que estamos dançando, quais os padrões de relações que já não se sustentam e quais os novos passos que podemos testar juntos.
  • O compromisso de ficarmos juntos traz dignidade, pois cada um precisa ir além de si mesmo e dar suporte a outros.

______________

¹Citado por Jan Jacob Stam em seu key not speech no Systemic Leadership Summit 2020

Publicidade

 

Opinião por Claudia Miranda Gonçalves
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.