Foto do(a) blog

Veja o que você não vê

Opinião|O crescimento da liderança a partir da escuta

PUBLICIDADE

Atualização:

Por Andréa Nery

A liderança é uma arte.

PUBLICIDADE

A arte de motivar e inspirar pessoas a atuar na busca de um objetivo comum.

O líder deve possuir uma combinação de personalidade e habilidades que atrai as pessoas e faz com que queiram seguir seu comando, ele promove a união de um grupo e identifica como podem combinar suas habilidades para melhor atingir um resultado.

O líder dos dias atuais é alguém capaz de navegar pelas incertezas e promover as mudanças necessárias de forma ágil percebendo as possibilidades e se conectando com o que está emergindo.

Publicidade

Para motivar e se comunicar nesta realidade é essencial que o líder trabalhe a qualidade de sua escuta.

A escuta é a fonte de muitas habilidades de liderança e as possibilidades de falhas aumentam quando a escuta não está desenvolvida, pois provoca muita desconexão com a realidade.

Participei nas últimas 14 semanas da Jornada Gaia (Global Activation of Intention and Action) , um movimento global promovido por Otto Scharmer, autor da Teoria U, neste tempo exercitamos e aprofundamos os níveis de escuta, e esta experiência reforçou a visão de que o aperfeiçoamento da escuta é essencial para todos que buscam viver de maneira mais integrada e atendendo as novas necessidades, particularmente para o líder.

O primeiro nível de escuta é aquele exercido a partir do campo de conhecimento e hábitos do agente. Neste nível, o julgamento está muito presente, e a escuta reconfirma as opiniões já existentes. Ainda que o líder tenha vasto conhecimento existem limitações naturais e a tendência é de exclusão do que é diferente, a escuta reforça a crença.

No segundo nível, o líder reconhece os limites de seu conhecimento e seus hábitos e abandona a escuta a partir do que já trilhou para observar o que é diferente. Neste caso ocorre a abertura da mente para capturar e ampliar a escuta para fatos que contradizem o que ele acredita ser a verdade. Esta é uma fonte potencial descoberta de possibilidades, mas frágil em um ambiente volátil.

Publicidade

O terceiro nível é a escuta empática, que requer a abertura do coração, onde a escuta ocorre ao se "deslocar" para o lugar do outro, e procurar entender o que é dito a partir da realidade de quem fala. Esse nível exige mais intenção para promover a conexão com a experiência do outro. É um nível mais emocional, pois ocorre no campo de vivência externo.

Finalmente, o nível mais profundo de escuta, a escuta generativa, em que a conexão acontece com o que ainda não está explícito, com o que quer surgir.

Aqui as possibilidades futuras são percebidas e a conexão ocorre com o potencial da co-criação que emerge neste espaço coletivo de troca.

A abertura do desejo é que permite acolher o que chega e deixar ir o que não tem mais espaço, catalisando a fala do outro, que é mais do que escutado, é encorajado a gerar algo novo a partir da escuta.

A energia desta escuta não fica focada nos embates ou dificuldades que estão na superfície, mas nas múltiplas soluções que começam a emergir e nos futuros possíveis que esta conexão proporciona.

Publicidade

Os líderes que intencionalmente usarem o nível mais profundo da escuta podem mudar as relações dentro de seu âmbito de influência.

Ativar esta escuta requer autoconhecimento e prática constante de conexão, e traz uma qualidade que contribui para promover uma mudança adaptativa e ágil. A liderança cresce com a profundidade do nível de escuta e assim amplia as possibilidades de respostas em novos contextos.

Qual intenção você têm colocado na sua escuta?

Opinião por Claudia Miranda Gonçalves
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.