O que o auto-conhecimento tem a ver com a sua carreira?

Claudia Miranda Gonçalves

10 de abril de 2019 | 10h45

texto por Livia Zillo

Hoje em dia caiu por terra aquele formato de que seremos para sempre aquele profissional que formamos na faculdade, faremos para sempre algo que tem a ver com a nossa formação, seremos funcionários eternos da mesma empresa…nada disso se aplica mais.

Hoje as pessoas tem 1, 2, 3 carreiras, estão constantemente evoluindo, descobrindo novos interesses e tendo a coragem para realizar mudanças que trazem riscos e incertezas. No entanto, é claro que ainda existem as pessoas com aquele pensamento mais tradicional, e o que diferenciam então as pessoas com esses variados perfis? O auto-conhecimento.

Essa palavra bonitinha, auto-conhecimento, amedronta algumas pessoas, inibe outras, e liberta algumas. Qual dessas pessoas você é?

Hoje quando um cliente me procura para coaching de carreira, eu sempre pergunto se ele já fez um algum processo de auto-conhecimento, e essa pergunta parece sempre pegar as pessoas de calças curtas, muitas não entendem o que isso tem a ver com carreira, mas eu vou te contar.

Quanto menos auto-conhecimento você tem, mas frágil e mais suscetível você fica às influências do externo, ou seja, ao invés de escolher uma vaga de emprego, você pode ser escolhido – por exemplo. Aí você me diz, ‘Livia, mas eu quero ser escolhido para uma vaga de emprego’ – Não, você não quer somente ser escolhido, você quer escolher a vaga que mais se relaciona com o que você gosta de fazer, a empresa que mais possui os valores dos quais você também divide, a oportunidade que mais se adequa aos seus planos de futuro….entende o que estou dizendo? Para saber tudo isso, você precisa do auto-conhecimento.

O auto-conhecimento não é saber somente o que você quer, é entender quem você é, com suas qualidades e defeitos, é ter consciência dos seus mecanismos de defesa, e das características que fazem você se diferenciar no mundo, é entender o que está entrelaçado em você que afeta sua carreira, e muito mais.

Não se vai muito longe hoje, sem auto se conhecer, é possível andar na montanha russa da vida, mas a viagem não seria muito mais emocionante se você estivesse de olhos abertos?


Livia Zillo mãe do Lucca, empreendedora, sócia da Claúdia Gonçalves na Ikigai, enérgica e comprometida com o “esclarecer”. Sem rótulos, e em tom de bom humor espontâneo e uma postura que provoca a escuta ativa e a fala presente, essa coach com MBA em Gestão de Projetos, formação em Coaching Ontológico, Liderança e Neuro-sistêmico, e especialista em linguagem corporal, conecta a sua contribuição para o mundo com as relações do comportamento humano.