Foto do(a) blog

Veja o que você não vê

Opinião|TRANSFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

Transformar as organizações, agilizar processos...

PUBLICIDADE

Atualização:

 

..., mudar comportamentos, inovar as abordagens... Ouvimos isto incessantemente em 2017 e em 2018 a conversa ampliou.

PUBLICIDADE

Dependendo da empresa, às vezes segue uma explicação de como a organização já está tentando fazer acontecer, às vezes segue uma justificativa do porquê a organização precisa disto, às vezes segue um olhar evasivo, e, às vezes vem aquela declaração chave "Claro que precisamos; e como conseguir isto rápido, envolvendo todos?"

O que precisamos é uma visão sistêmica e uma abordagem humana. A visão sistêmica e humana traz CLAREZA. O fator humano é o agente de transformação e não a organização. As estratégias mais incríveis podem ir por terra se não levar em conta o fator humano, como Reneé Mauborgne e W. Chan Kim já enfatizam na introdução de seu novo livro Blue Ocean Shift, em que criam a nova variável a ser incluída - humanness.  Temos uma tendência de esquecer isto e pensar que basta mostrar a direção e vai dar certo.

Na maioria das empresas falta, ao middle management, a visão sistêmica nas atuações do dia-dia e nas tomadas da decisão. A visão sistêmica leva em conta as muitas causas que formam a nossa realidade e integra hard e soft skills. O middle managment está preso entre a liderança acima e as equipes que necessitam ser gerenciadas e desenvolvidas. A armadilha de ser aquele que conserta o que não vai bem dificulta que o middle management foque na visão de longo prazo que as empresas ainda precisam. De fato, todo sistema vivo, isso inclui as empresas, busca sua perpetuação (visão de longo prazo) e equilíbrio (soluções sustentáveis).

O levantamento da edição de 2017 do Capgemini Digital Transformations Institute Survey mostra que 60% das empresas sofrem as seguintes carências:

Publicidade

·         Colocar o consumidor no centro das preocupações (uma forma de empatia) - 65%

·         Paixão por aprender - 64%

·         Colaboração - 63%

·         Capacidade de decidir - 62%

·         Habilidade organizacional - 61%

Publicidade

·         Habilidade de lidar com as ambiguidades - 56%

·         Mentalidade empreendedora - 54%

·         Capacidade de gerar mudanças - 53%

 

Desenvolver as competências de liderança ou propor um acompanhamento em coaching individual executivo são ferramentas muito válidas para endereçar essa situação e nós como coaches acreditamos nisso.

A questão é se isto é eficaz de maneira geral para o middle management e as equipes deles e o que de fato as equipes precisam aprender?

Publicidade

 

Figura 1- o coaching individual atua nessas dimensões do indivíduo; já o coaching em grupo atua nas duas dimensões Foto: Estadão

 

 

O coaching em grupo facilita e favorece esse desenvolvimento. Ele permite a experimentação ao vivo do pensamento sistêmico. A principal contribuição do coaching de grupo é permitir a cada participante aprender a aprender. O trabalho colaborativo, a reflexão coletiva, a construção em grupo, o respeito ao fator humano, a integração da atualidade quotidiana do gerente no coaching em grupo são os fundamentos desse tipo de abordagem e permitem trabalhar as dimensões tanto do indivíduo como da empresa, conforme figura acima. Cada participante aprende a não ser muito reativo; a abrir mão de saber tudo ou controlar o processo ou resultado, o que ajuda a lidar melhor com a complexidade; a criar em conjunto e aprender junto; percebe rapidamente na interação com os outros os seus próprios sabotadores e assim pode mudar; aprende em conjunto a lidar com os pilotos-automáticos (98% do nosso comportamento diário estão aqui). O piloto-automático não ajuda, mas é o que nos controla e limita.

A competitividade das empresas no contexto de complexidade dependerá da cooperação, que possibilita que as empresas se tornem organismos vivos inteligentes graças à inteligência coletiva daqueles que as formam. Nisso, o coaching de grupo está muito bem posicionado, pois ali nada se cria ou se vive sozinho. Essa abordagem pode ser o catalizador de muitas mudanças culturais que as empresas buscam visando à transformação, agilidade, a sua perpetuação e sucesso.

 


  Claudia Gonçalves Consultora -Coach Português e Inglês  https://www.linkedin.com/in/claudiagoncalvescoach claudia@ikigai.etc.br  

Claudia Gonçalves Foto: Estadão

 

 

 

  • Conto com mais de 22 mil horas de atendimento em coaching executivo e de equipes, de carreira e MBA, além de facilitar workshops para equipes e projetos. Meus trabalhos são marcados por integrar pensamento sistêmico-complexo, compreensão de como o ser humano funciona individualmente e em grupos, e gestão.
  • Sócia fundadora da Ikigai , 21 anos de experiência em coaching para executivos e empreendedores. Experiência atendendo executivos internacionais da França, Alemanha, África do Sul, China e Peru.
  • Experiência internacional em consultoria em El salvador. Trainer de negociações sistêmicas, pensamento complexo sistêmico e visualização sistêmica organizacional. Facilitadora de círculos de transformação de conflitos e Dragon Dreaming.
  • Articulista do Estadão há 8 anos

 


 

  Gera Schuller Consultora -Coach Português, Alemão, Inglês e Francês https://www.linkedin.com/in/geraschuller gera.schuller@humanbenefit.com.br  

Publicidade

Gera Schuller Foto: Estadão

 

 

  • A Consultora e Coach, Gera começou a careira na França e trabalhou durante 15 anos como consultora e depois como Associate Partner na consultoria Everest Consulting Group. Em seguida ela fundou a própria consultoria que ela levou para Itália e Brasil.
  • Desde 2011 ela trabalha com Coaching executivo e intercultural em níveis de sênior management acompanhando gerentes executivos, superintendentes, diretores e CEO, no desenvolvimento da liderança e de competências, ampliação da consciência de atuação, a adaptação na nova posição, posicionamento e influencia nos CODIR/ COMEX na aquisição de uma postura executiva de acordo com o papel desejado.
  • No Coaching de grupo, de equipe e das organizações ela atua no Desenvolvimento da eficácia coletiva das equipes- team building-, na aceleração de carreira, no desenvolvimento de competências de lideres e no acompanhamento na transformação da organização.

 

 

 

 

Opinião por Claudia Miranda Gonçalves
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.