Foto do(a) blog

Política + Economia / Economia + Política

DESAFIO DUPLO COM DEFINIÇÃO DE METAS FISCAL E DE INFLAÇÃO

Presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, já deu grito de guerra ao prometer a convergência da inflação para o centro da meta em 2017

PUBLICIDADE

Foto do author Adriana Fernandes
Por Adriana Fernandes e Ricardo Brito
Atualização:

(Ilan Goldfajn/Hélvio Romero-Estadão) Foto: Estadão

A equipe econômica tem pela frente o desafio duplo de ter que definir nos próximos dias as metas fiscal de 2017 e de inflação para 2018. Um erro de calibragem na fixação desses dois objetivos pode colocar em risco toda a estratégia de política econômica definida pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, para os próximos dois anos. Esse caminho precisa acima de tudo da confiança dos agentes econômicos para dar certo.

PUBLICIDADE

A meta fiscal de 2017 não pode ser ambiciosa, com riscos de não ser alcançada, e nem flexível demais a ponto de ser percebida como frouxa. Já se sabe que o déficit do ano que vem será elevado. E quanto mais próximo a meta de 2017 for do déficit de R$ 170,5 bilhões previsto para 2016, maior será essa desconfiança. Ainda mais num cenário que aponta o início da recuperação do Produto Interno Bruto (PIB).

Uma redução agora da meta de inflação de 2018, que terá que ser fixada nesta quinta-feira pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), também poderia trazer riscos para o Banco Central nesse momento em que os juros e a inflação ainda estão em patamares elevados num cenário de recessão econômica.

Para afastar desconfianças de interferências políticas do Palácio do Planalto, o novo presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, já deixou claro que vai perseguir o centro da meta de inflação de 4,5% em 2017. Não haverá alongamento do prazo da convergência para 2018, como muitos queriam para que os juros caíssem mais rápido, ajudando a retomada econômica.

A decisão de manter a convergência da inflação para 4,5% em 2017 exigirá que a taxa Selic demore um pouco mais a cair. Mesmo assim, não vai ser fácil conseguir atingir esse objetivo, porque há pressões ainda latentes, como a de alimentos, além da inércia inflacionária.

Publicidade

Uma meta de inflação menor e mais ambiciosa para 2018 daria mais trabalho ao BC, principalmente porque o Comitê de Política Monetária (Copom) ainda não tem a seu favor uma rede de segurança consolidada do lado fiscal e das reformas para abrir caminho para essa trajetória mais rápida de queda inflação. Nenhum desses dois pontos estão ainda assegurados.

"O Ilan já deu um grito de guerra ao prometer o centro da meta em 2017. Não pode outro ao mesmo tempo com a redução da meta de inflação", alerta o ex-diretor do BC, Carlos Thadeu de Freitas. O perigo é perder a credibilidade.

Mais uma vez Meirelles e os demais integrantes da equipe econômica terão pouco tempo para definir as duas metas.

Escreva para nós: lupa@estadao.com

O jornalista Ricardo Brito, que também assina a coluna, entrou de férias

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.