Foto do(a) blog

Política + Economia / Economia + Política

Equipe de Barbosa sai a campo para afastar resistências à reforma

Pessoas ligadas ao ministro da Fazenda atuam para sinalizar tendência no médio prazo para reequilibrar as contas públicas. Falta de capital político pode ser empecilho para governo.

PUBLICIDADE

Foto do author Adriana Fernandes
Por Adriana Fernandes e Ricardo Brito
Atualização:

(Nelson Barbosa/André Dusek-Estadão) Foto: Estadão

Mesmo em meio ao agravamento da crise política, com a prisão do marqueteiro da reeleição da presidente Dilma Rousseff, a equipe do ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, já saiu a campo esta semana para afastar as resistências ao pacote fiscal anunciado na sexta-feira passada e sinalizar uma tendência no médio prazo de reequilíbrio das contas públicas.

PUBLICIDADE

Foi recebida com grande desconfiança, principalmente pelo mercado, a combinação de medidas para acomodar um déficit das contas do setor público, que poderá ser superior a R$ 60 bilhões em 2016, com o alívio fiscal para o Estados que têm dívidas com a União e reformas para contenção dos gastos que podem demorar para serem implementadas.

Enquanto Barbosa permanece em viagem à China para a reunião de ministros de Finanças do G-20, os seus principais secretários montaram uma força-tarefa para explicar as medidas em detalhes a analistas econômicos brasileiros e estrangeiros.

As críticas se concentram na avaliação de que as medidas fiscais não passam de pano de fundo do governo para alojar mais um déficit bilionário nas contas do governo este ano - o terceiro consecutivo.

As dúvidas são ainda maiores em relação ao impacto do Plano de Auxílio aos Estados e ao Distrito Federal e ao projeto que aproveita os depósitos de precatórios parados nos bancos para reforçar o resultado das contas do governo. Este último é visto como um tipo de "contabilidade criativa" para melhorar o resultado.

Publicidade

Uma avaliação que não deixa se ser exagerada porque o projeto não muda as regras do precatórios. Na prática, altera o momento em que o pagamento deles tem impacto nas contas do governo. O dinheiro para o pagamento dos precatórios ficará depositado em dois fundos, o que elimina o risco de que não haja o pagamento. O que se pode questionar é que a medida melhora as contas sem no entanto representar um esforço genuíno de contenção de gastos.

O maior problema consiste no plano de socorro dos Estados e no potencial de aumentar ainda mais o déficit previsto de R$ 60 bilhões para este ano. Não se sabe se os mecanismos de freio dos gastos dos governadores, que serão exigidos para a adesão ao programa, serão cumpridos ou não passarão de uma carta de intenções.

O plano exigirá alteração na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e o risco é de a proposta sair muito desvirtuada no Congresso, servindo apenas para abrir espaço de gasto para os governadores.

A argumentação da equipe econômica em favor das medidas tem sido a busca da transparência, mas o mercado não dá trégua, quadro que foi agravado pela nova fase da Operação Lava Jato que tem como alvo o marqueteiro João Santana.

Do ponto de vista estratégico, não há como não considerar que desta vez o governo apresentou um caminho para mudanças estruturais e não apenas para pedir a revisão da meta fiscal. Falta, no entanto, capital político para a aprovação de plano tão audacioso nesse momento de crise institucional.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.