PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Política + Economia / Economia + Política

PSDB pressiona Temer e consegue um "agrado" do governo

Críticas feitas por tucanos levaram ao presidente em exercício anunciar, em jantar, que partido aliado terá uma maior participação do governo

Foto do author Adriana Fernandes
Por Ricardo Brito e Adriana Fernandes
Atualização:

A escalada das críticas feitas por tucanos nas últimas semanas à gestão econômica do presidente em exercício, Michel Temer, e do ministro da Fazenda dele, Henrique Meirelles, surtiu efeito na noite desta quarta-feira (17). Em jantar no Palácio do Jaburu, o anfitrião Temer garantiu aos parlamentares do PSDB que o partido terá uma participação maior na "formulação" do governo após a provável aprovação do impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff.

PUBLICIDADE

O presidente em exercício escalou o líder do governo no Senado, o tucano e amigo pessoal Aloysio Nunes Ferreira (SP), para ser o ponta de lança principalmente discussões sobre assuntos econômicos que serão remetidas ao Congresso. Nas palavras de um participante do encontro, virão aí assuntos "mais profundos" para irem à votação - leia-se PEC do Teto dos Gastos e Reforma da Previdência.

Não está claro, entretanto, como se dará a presença de Aloysio Nunes. Ainda assim, dois tucanos consideraram a conversa "muito boa".

Apesar de quatro horas e meia de encontro, a disputa de 2018 não entrou diretamente no cardápio. Mesmo com a desconfiança que a frouxidão fiscal seria um indicativo de que Temer ou Meirelles querem ser candidatos presidenciais daqui a dois anos, o assunto não foi abordado de forma direta. Nas palavras de um tucano, o que se desenha é que "quem tiver melhor, será candidato" - o próprio presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), já disse que Temer teria, sim, legitimidade para aspirar a um novo mandato presidencial, embora considere que esse assunto ainda não deve estar na ordem do dia, e sim as reformas.

Por ora, PMDB e PSDB selaram um armistício. Essa contenda parecia a repetição da disputa PMDB e antigo PFL (hoje DEM) no governo FHC ou do PT com o PMDB principalmente no início do segundo mandato Dilma.

Publicidade

A expectativa é que Temer faça um pronunciamento a Nação em cadeia de rádio e TV após a ida dele, já como presidente efetivo, na reunião do G-20 na China no início de setembro. Os tucanos esperam que essa fala seja o momento da virada para uma gestão comprometida com reformas e ajuste das contas públicas. Estão dispostos a endossar esse tipo de governo. Do contrário, as cobranças voltarão - e um afastamento dele poderá entrar no radar.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.