A rede varejista Carrefour montou, no estacionamento da unidade Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, uma loja nos padrões dos anos 70. A estética retrô foi o recurso usado para remeter os consumidores ao tempo de sua chegada ao Brasil. Por 20 dias, a partir de 1º de setembro, a emppresa vai promover uma ação de marketing que convida o público a fazer uma viagem ao túnel do tempo. Haverá performances de artistas nesses espaços e promoções especiais para quem estiver visitando o lugar.
A ação integra uma ampla campanha para festejar os 35 anos de Brasil e terá desdobramentos até mesmo nas redes sociais. Já as promoções vão oferecer até 35% de descontos aos consumidores para marcar os 35 anos de abertura da primeira loja no País.
Um comercial, com criação pela agência F/Nazca Saatchi & Saatchi, foi filmado no local e exibe uma animada patota que se reúne para festejar aniversários há décadas, sempre fazendo compras no Carrefour. No filme de estreia, eles saem de uma Kombi azul bebê - com calças boca de sino, roupas de estampas psicodélicas e costeletas típicas dos tempos Flower Power - e vão à loja providenciar os acepipes para uma reunião surpresa para um amigo.
Para o diretor de marketing do Carrefour, Rodrigo Lacerda, a campanha é pioneira ao trabalhar ações de marketing com gírias, músicas, trajes da época e um ambiente inteiro que relembra o primeiro hipermercado. O Carrefour, aliás, foi o responsável pela criação de uma área de vendas ampla e irrestrita em oferta de produtos no País, denominada hipermercado. Na década de 80, a estratégia foi um sucesso no Brasil, já que a inflação corroía o valor dos produtos e as pessoas iam aos mercados fazer as compras para o mês inteiro afim de resguardar o valor das compras.