Fase shortlist

Marili Ribeiro

20 de junho de 2009 | 19h03

No Festival Internacional de Publicidade Cannes, antes dos vencedores serem anunciandos, os jurados de cada uma das 11 categorias em disputa elaboram uma lista prévia, ou shortlist, com os trabalhos que vão para uma segunda rodada de apreciações. Para muitos profissionais do meio, em especial os que começam na carreira, já é mérito emplacar esse primeiro funil. Amanhã à tarde, saem as primeiras shortlist da atual competição para as categorias de ações promocionais, marketing direto e relações públicas.
No caso de Promoções, o Brasil tem chance com três peças, sendo que uma delas agradou bastante aos jurados na fase da votação. As outras o jurado brasileiro vai ter que se empenhar com bons argumentos para sairem com algum Leão, o trofeu tão almejado.
Os países que estão bonitos nesse primeiro retrato são Australia, Japão, Espanha e Alemanha. Outros que estão no paréo sem muito vigor, na opinião de jurados que participam da escolha, são Nova Zelandia, Bélgica, Tailândia, Portugal e Índia. A China, que nas últimas edições do Festival vem fazendo marketing para ganhar espaço nas disputas, deve entrar com uma única campanha para a fabricante de celular Nokia, cujo garoto propaganda é o Bruce Lee.
Das outras categorias ainda não há notícias do desempenho brasileiro.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.