PUBLICIDADE

Isobar se assume como rede online

 

Por Marili Ribeiro
Atualização:

 Foto: Estadão

A pressão da concorrência global por serviços de marketing digital aumenta e obriga os conglomerados de serviços de propaganda a ampliaram os seus investimentos em redes de agências online para atender os grandes anunciantes. Os dirigentes do Aegis Group, listado na Bolsa de Valores de Londres, perceberam que poderiam perder mercado caso não reestruturassem as suas operações de mídia online, operadas sob a bandeira Isobar, que no Brasil leva a assinatura agência Click. O grupo tinha que ser reconhecido como uma rede global para atrair clientes globais.

PUBLICIDADE

"Éramos fortes localmente, mas perdíamos oportunidades em disputas globais por falta de unidade das nossas operações", diz Pedro Cabral, o brasileiro que foi um dos fundadores da agência Click _ vendida para o grupo inglês _ e que, com a reestruturação anunciada hoje, passa a comandar a unificação da cultura da rede de agências digitais do grupo Aegis sob a bandeira Isobar. Na condição de chairman, Cabral tem a missão de implantar o discurso único e a marca única dentro do grupo, como também de atrair os clientes para alinharem suas verbas na rede online Isobar, da mesma forma que fazem com as verbas no mercado de mídia tradicional. Ou seja, o dinheiro aplicado em propaganda em televisão, rádio, jornais e revistas.  

A rede Isobar reúne 30 agências pelo mundo, muitas delas ainda trabalhando com suas identidades próprias, caso até agora  do escritório brasileiro conhecido como agênciaClick, e que passa necessariamente a assinar Isobar. O processoda unificação começou com as cinco maiores agências online do grupo, que respondem pela metade dos 31% de receita gerada com serviços de marketing online. O Aegis Group teve receita de 1,3 bilhão de libras em 2009.

Os cinco principais mercados são: Reino Unido, EUA e Canadá, Brasil, China e França. A reestruturação envolve também a criação de um novo time de gestão, que, além de Cabral, terá outro brasileiro na cúpula. Abel Reis, que preside a operação no Brasil, assume a função de COO da Isobar Brasil e América Latina.

A rede Isobar foi fundada em 2003 e hoje tem 50 escritórios em 30 mercados. Embora queira avançar em participação sobre os grandes clientes globais, já atende marcas globais como Nokia, Philips, Adidas, Reebok, Bacardi e Procter & Gamble.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.