Leão de Cannes em versão pelúcia

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Por Marili Ribeiro
Atualização:

Faltava a "lojinha". Agora, não falta mais. Em mais uma clara demonstração da força comercial do festival de publicidade Cannes Lions - que virou referência global dos negócios de marketing -, os ingleses da Emap Communications, organizadores do evento desde 2004, abriram um estande para comercializar os ícones do festival.

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Se um publicitário não obteve um Leão em forma de troféu, pode se contentar em levar para casa uma versão de pelúcia. Há dois tamanhos e dois preços. O maior, mais vistoso, custa 22,50 euros. O menor, 16 euros.

A lojinha foi equipada no melhor modelo das similares instaladas em museus. Há camiseta, canetas, posters etc e tal. Tudo feito com certa elegância para não sugerir um mero varejo. Mas a verdade é que a Emap quer faturar. A crise econômica global provocou seus estragos também no segmento de propaganda. Houve uma redução de participação das grandes redes de propaganda e serviços de marketing.

Este ano, apesar do recorde de peças inscritas (28.828) na competição pelos Leões, o ritmo de crescimento da peças de maior valor na hora da competição foi menor do que os das peças de menor preço (um comercial de televisão custa praticamente o dobro de uma inscrição para a área de design ou de relações públicas).

A lojinha vem assim reforçar o caixa da Emap, além, lógico, de reforçar o caráter de feira de negócios que o festival vem assumindo nos últimos cinco anos.

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A próxima edição vai ter mais uma categoria, além das 13 já em cartaz. Deverá ser o que os organizadores estão chamando de "Mobile Lions". Para a edição de 2012, a nova área deve premiar o uso criativo das plataformas móveis dos smartphones aos tablets e afins. Não há dúvidas que será ótima fonte de receitas, afinal, o mundo vive conectado.

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