Luiz Ritton, o vice-presidente de Mídia da Lew,Lara TBWA, que lidera a equipe vencedora, defende o meio jornal por acreditar que, apesar de toda a transição no universo da comunicação que dá o veículo como em estado terminal, o meio jornal começa a reagir e a reafirmar o seu espaço. "Não vai morrer, vai conviver com os outros meios , porque tem personalidade". As dicussões mundo afora sobre os destinos dessa indústria começam a mostrar números curiosos, como a estabilização da perda de leitores e, am alguns casos, a volta de assinantes e o aumento de compras em bancas de jornais. Mas segue firme à retração dos anunciantes no canal. Se o que se detecta é uma reação temporária, ou uma tendência que veio para ficar, só o tempo dirá.
Com 400 trabalhos inscritos, 60 finalistas e 22 premiados em diferentes categorias que contemplam profissionais e estudantes, o Prêmio de Mídia Estadão também celebra os profissionais que atuam na tarefa de planejar e programar aonde as mensagens publicitárias serão difundidas. Paulo Sant'Anna, da agência Taterka, foi eleito, em votação dos profissionais do próprio meio, e recebeu o título de Mídia do Ano. Já o trófeu destaque de personalidade de 2009, coube a Paulo Gregoraci, da agência W.
ATUALIZAÇÃO (Segue a lista da premiação conforme pedido do leitor abaixo):
Os vencedores do 12º Prêmio de Mídia Estadão
Mídia do Ano - Paulo Sant'Anna, da TaterkaPersonalidade de Mídia - Paulo Gregoraci, da W/BrasilGrand Prix - Fuja do Padrão, virando manchete do Estadão, de Luiz Ritton, Rodrigo Simoes, Clara Corrales, Herbert Gomes, da Lew Lara/TBWADestaque Estadão - Fuja do Padrão, virando manchete do Estadão, de Luiz Ritton, Rodrigo Simoes, Clara Corrales, Herbert Gomes, da Lew Lara/TBWA
Categoria Estudantes MonografiasMídia TV - T-Commerce: Ai de você se perder o controle, de Carolina Melo Nobre, da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap)Mídia Rádio - Rádio: eles ouvem sim! tá ligado?, de Nara Maria Pontes Barros e Silva, da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap)Mídia Digital - Web como mídia para a música independente, de Nathalia Capistrano do Amaral, da Faculdade Cásper LíberoPesquisa - Pink Money: O poder de consumo do homossexual, de Fabiana Nathalia Oliveira de Lemos, da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap)Mídia Jornal - O jornal, a cultura da virtualidade real e as novas mídias, de Laryssa Emanuele Queiroz Farias, da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap)Mérito Estadão - Professor Orientador - professora Karla Regina Macena Patriota, da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap)Talento de Mídia (estudante) - Nathalia Capistrano do Amaral, da Faculdade Cásper Líbero
Categoria Profissional MonografiasTV (também Grand Prix) - Índice de atenção dedicada, de Fábio Mariano Borges e Iago Santos Muraro, da In Search ESPMPesquisa - Eu decido, você compra: nova geração de consumo, Thiago Franzão Peres Maitan, da Young & RubicamMídia Digital - Twitter: o microblog como mídia de resultados, de Rogérioo Bronsztein, Karla Regina Macena Pereira Patriota, Rodrigo Duguay e Rodrigo Rodrigues, da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap)Jornal - Jornal: muito mais que simples notícias, de Verônica Briccoli Piraka e Mariana Costa, da DPZ PropagandaRádio - Uma rádio para chamar de minha. O meio e as emissoras Branded Content, de Cristina Omura, da Giovanni + Draft FCB
Cases Integração de Mídia - Promoção Geladeira Skol, de Marco Formoso, Rafaela Rodrigues de Queiroz, Douglas Nascimento e Fabio Baracho Martinelli, da F/Nazca, para o anunciante Ambev/SkolDigital - Alice - HBO, de Isabela de Castilho Albero, Rafael Oliveira, da McCann Erickson, para a HBORádio - Rádio Eldorado Bohemia, de Valdir Vieira Silva, Daili Shoneborn e Monica de Carvalho, da DM9DDB, para Bohemia (Ambev)TV - Havaianas - Tem festa da MTV, de Paulo Camossa Jr, Patricia Oliveira, Camila Bertoli e Alessandro Visconde, da ALMAPBBDO, para Alpargatas S.A.Impressa - Tudo tem um som, até mesmo um anúncio, de Fabricio de Andrade, Aline Brazolotto, Fabiana Manfredi e Monica de Carvalho, da DM9DDB, para SAXSOFUNNYGrand Prix e Destaque Estadão - Fuja do Padrão, virando manchete do Estadão, de Luiz Ritton, Rodrigo Simoes, Clara Corrales, Herbert Gomes, da Lew Lara/TBWA, para Nissan