Foto do(a) blog

Política Econômica e Economia Política no Brasil e no Mundo

Realidade Alternativa

Há a realidade real - a dos 12 milhões de desempregados, a dos salários ainda em queda, a da violência nas ruas de alguns dos principais estados do País que já não podem pagar o funcionalismo público. Há a realidade das pessoas que sentem-se inseguras ao sair na rua, que não vêm como irão sustentar a família até o fim do mês, que assistem os telejornais e ficam aturdidas ao perceber a falta de conexão entre os homens de Brasília e o seu cotidiano, devastado pela recessão. Há a realidade dura de um governo que, em comunhão com o Congresso Nacional, prepara agenda de salvação individual ante as delações da Odebrecht. Estados falidos, governo eticamente comprometido, Congresso...ah, o Congresso. Contudo, há também o Ministério da Verdade. A verdade de que as reformas estão avançando, seja lá o que isso queira dizer - afinal, aprovado mesmo, só o teto dos gastos. A verdade de que sim, esse governo deu alguns passos importantes para dar rumo ao País desgovernado, legado de Dilma Rousseff. A verdade verdadeira de que para alcançar esses objetivos foi preciso fazer pacto com Congresso desgastado, manchado por tudo o que veio à tona desde que foi acionado o jato certeiro, incansável de Curitiba. A verdade de que se há no mundo todo falta de conexão entre políticos e população, no Brasil o fio tênue rompeu-se há muito, a representividade em xeque deixando flanco mais do que aberto para as eleições de 2018. Eleições que poderão dar continuidade às reformas. Ou, não.

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Reza a mitologia contemporânea que o papel ondulado está vendendo mais, que os pedágios estão registrando maior volume de carros, que há sinais de vida em algumas áreas do varejo. Então, viva! Eis a recuperação. Afinal, papel e pedágio não deixam dúvidas. As cartas estão lançadas, atravessamos o Rubicão, adeus pinguela, a ponte apareceu. Agora vai. O Banco Central vai reduzir os juros mais rapidamente - até porque atrasado está na empreitada, como mostra a alta da taxa de juros descontada a inflação, sinal de aperto monetário apesar da queda da Selic. Agora vai porque temos a melhor equipe econômica do Brasil, do planeta, do universo. Agora vai porque o Brasil é o País do futuro, aquele que demora como Godot. Disse um sábio político brasileiro - hoje parece oxímoro - que a equipe econômica, por melhor que seja, não é dona de seu destino. Não há espaço para pensamentos desse tipo na mitologia contemporânea. A mitologia só permite a exaltação, críticas são vistas com enorme desconfiança. Quem é você para criticar? Quem é você para dizer que ir de situação péssima para situação muito ruim não é um enorme avanço? Quem é você para criticar os "se": se a reforma da previdência sair, se a reforma trabalhista andar, se as concessões e os investimentos vierem, se o teto dos gastos não desabar em 2019?

PUBLICIDADE

Pensemos nos "se". "Se" é hipótese, algo que tem chance de acontecer, ou não. Para que tudo dê certo no Brasil, para que vingue a mitologia contemporânea, é preciso que todos os "se" aconteçam. Suponhamos que os "se" tenham probabilidade de 50% de acontecer, um cara ou coroa generoso. A probabilidade de que todos aconteçam em sucessão é de 6,25% -- eleve 0,5 à quarta potência. Seis vírgula vinte e cinco por cento é a chance de concretização da mitologia contemporânea, da realidade alternativa. A chance de que cenário menos auspicioso ocorra é de 93,75% de acordo com esse cálculo camarada. O que é mais provável? De longe, vejo a complacência se espalhar de forma assustadora. Esquecidos são os mortos do Espírito Santo, o drama dos presídios, o desempregado desiludido, o povo aturdido. Aplausos, aplausos. Aplausos ao governo que faz reforma andar com conchavo para sustentar. É isso, afinal, que temos para o jantar. "Se quiser guardar um segredo, é preciso escondê-lo de si".

"Aquele que controla o passado, controla o futuro. Aquele que controla o presente, controla o passado". George Orwell, tão atual. Do norte alaranjado ao sul amarelado.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.