Banco do Brasil volta a cobrar inglês em prova de concurso público
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Banco do Brasil volta a cobrar inglês em prova de concurso público

A disciplina deixou de ser cobrada em 2003 e vai aparecer já no próximo concurso do banco

Economia & Negócios

18 de outubro de 2014 | 10h00

Língua inglesa não era cobrada desde 2003

Língua inglesa não era cobrada desde 2003

Texto atualizado às 15h35 para acréscimo de informações

O Banco do Brasil vai voltar a cobrar o conhecimento de inglês em seus concursos para ensino médio e superior. A disciplina deixou de ser cobrada em 2003 e vai aparecer já na próxima seleção do banco, cujo edital ainda não tem data definida de publicação. Na prova, será exigido um nível básico de conhecimentos sobre língua inglesa dos candidatos.

A mudança é mais uma entre os recentes ajustes no processo de seleção do banco. Em 2012, uma redação passou a ser incluída nos exames. Depois, novas disciplinas foram incorporados, como cultura organizacional e técnica de vendas.

Com a inclusão do inglês, a configuração da prova passar a ser a seguinte: uma prova de conhecimentos básicos, com língua portuguesa, matemática e raciocínio lógico; e uma prova de conhecimentos específicos, com questões sobre inglês, conhecimentos bancários, cultura organizacional, técnicas de vendas, atualidades do mercado financeiro, atendimento e informática.

Hoje, o BB tem mil funcionários trabalhando em agências no exterior, entre brasileiros e estrangeiros. “Independentemente se o funcionário for atuar no Brasil ou no exterior, o conhecimento de inglês é necessário dada a atuação global do Banco do Brasil”, diz Carlos Netto, diretor de gestão de pessoas. Para ele, a cobrança do idioma é uma maneira do banco sinalizar o que espera encontrar nos candidatos.

Dos 115 mil funcionários do Banco do Brasil, cerca de 22 mil têm atualmente alguma certificação em inglês, seja em nível básico, intermediário ou avançado. O banco tem um programa de bolsa de idiomas e oferece cursos em inglês, no Portal da Universidade Corporativa.

Os concursos do Banco do Brasil são sempre para formar o chamado cadastro de reserva. Nesta modalidade, não existe um  número pré-determinado de vagas e as contratações acontecem de acordo com a necessidade do banco. A validade de um concurso costuma ser de dois anos. Logo, quando um vence, outro certame é realizado para manter um banco de candidatos aprovados sempre à disposição.

Em 2015, o concurso do BB vence nos seguintes estados: Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Sergipe. Logo, esses Estados são candidatos prováveis para receber um novo concurso público.

Tudo o que sabemos sobre:

banco do brasilconcursoinglês

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.