Marinha abre inscrições para concurso com 2,2 mil vagas de aprendiz
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Marinha abre inscrições para concurso com 2,2 mil vagas de aprendiz

Aprovados vão fazer curso com duração de um ano e, depois, serão promovidos a marinheiro

Economia & Negócios

10 Fevereiro 2015 | 13h50

marinha-divulgacao

Aprovados vão participar de curso sob regime de internato

A Marinha abriu nesta terça-feira, 10, as inscrições para um novo concurso de aprendiz-marinheiro. São oferecidas 2,2 mil vagas, sendo que 44o são reservados para negros e pardos. A seleção é restrita aos homens, que precisam ter de 18 a menos de 22 anos (até janeiro de 2016). É preciso também ter concluído o ensino fundamental para concorrer a um dos postos. O prazo para se candidatar vai até o dia 9 de março (acesse aqui o edital).

Os aprovados vão participar de um curso com duração de um ano, sob regime de internato. No período, vão receber alimentação, uniforme, assistência médico-odontológica, psicológica, social, religiosa e ajuda de custo de R$ 680. As aulas serão ministradas em uma das Escolas de Aprendizes-Marinheiros (EAM)  – são quatro unidades, em Fortaleza, Recife, Vitória e Florianópolis. Os candidatos podem indicar a preferência por uma das unidades, mas a escolha final é da Marinha.

Ao se formar, o aluno será promovido ao cargo de marinheiro e poderá seguir

Documento

, optando por diversas áreas de especialização. O candidato fica obrigado a prestar serviço às Forças Navais por dois anos. O salário inicial após o curso é de R$ 1,2 mil.

A seleção possui uma prova de múltipla escolha com 15 questões de Matemática, 15 de Português e 20 de Ciência. Além disso, haverá uma inspeção de saúde, teste de aptidão física (natação e corrida), avaliação psicológica, verificação de dados biográficos e verificação de documentos.