Economia & Negócios
10 de fevereiro de 2015 | 13h50
A Marinha abriu nesta terça-feira, 10, as inscrições para um novo concurso de aprendiz-marinheiro. São oferecidas 2,2 mil vagas, sendo que 44o são reservados para negros e pardos. A seleção é restrita aos homens, que precisam ter de 18 a menos de 22 anos (até janeiro de 2016). É preciso também ter concluído o ensino fundamental para concorrer a um dos postos. O prazo para se candidatar vai até o dia 9 de março (acesse aqui o edital).
Os aprovados vão participar de um curso com duração de um ano, sob regime de internato. No período, vão receber alimentação, uniforme, assistência médico-odontológica, psicológica, social, religiosa e ajuda de custo de R$ 680. As aulas serão ministradas em uma das Escolas de Aprendizes-Marinheiros (EAM) – são quatro unidades, em Fortaleza, Recife, Vitória e Florianópolis. Os candidatos podem indicar a preferência por uma das unidades, mas a escolha final é da Marinha.
Ao se formar, o aluno será promovido ao cargo de marinheiro e poderá seguir
A seleção possui uma prova de múltipla escolha com 15 questões de Matemática, 15 de Português e 20 de Ciência. Além disso, haverá uma inspeção de saúde, teste de aptidão física (natação e corrida), avaliação psicológica, verificação de dados biográficos e verificação de documentos.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.