PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O seu próximo emprego pode estar aqui

O Banco do Brasil quer saber: você sabe a ordem dos botões do Facebook?

Por Hugo Passarelli
Atualização:

A prova do concurso do Banco do Brasil do último domingo (9) incluiu nas questões sobre "domínio produtivo da informática" um item no mínimo curioso. Após uma breve introdução sobre o que é o Facebook, o candidato tinha de responder qual era a ordem dos três botões utilizados para interagir com os usuários (curtir, comentar e compartilhar era a resposta, para quem pensou duas vezes).

PUBLICIDADE

Vale a ressalva que, sim, o assunto "conhecimentos gerais sobre redes sociais" estava previsto pelo edital do concurso. Pelas redes sociais, contudo, diversos internautas questionaram a validade da pergunta para selecionar os candidatos a um emprego no banco público. O usuário Flávio Fachel escreveu no Twitter: "Para ser escriturário do Banco do Brasil é preciso usar o Facebook durante o expediente?".

Há quase dois anos, o Banco do Brasil informou a este Mural dos Concursos uma mudança no estilo das provas, que passariam a cobrar novos conteúdos e trariam outras abordagens a temas já conhecidos. O objetivo era filtrar melhor os novos empregados do banco.

Para o banco, a questão sobre Facebook do último concurso em nada foge a essa estratégia.  "Trata-se de tema da atualidade e há rico material sobre o assunto disponível em livros, artigos, filmes, internet e outras fontes de informação", informou, em nota, o banco. Além disso, o Banco do Brasil disse que a partir das redes sociais é possível reunir "subsídios para desenvolver novos produtos e serviços que atendam as necessidades dos nossos clientes e a realização de novos negócios."

Por fim, o banco conclui afirmando que "o edital do BB busca uma atualização constante em seus conteúdo."A Fundação Cesgranrio, que preparou a prova, não vai se  pronunciar sobre o assunto.

Publicidade

O concurso vai selecionar escriturário para oito Estados mais o Distrito Federal. Foram recebidas mais de 636 mil inscrições. O salário oferecido é de R$ 2.043,36, para uma jornada de trabalho de 30 horas semanais.

Veja a íntegra da nota enviada pelo banco:

"O tema - Conhecimentos gerais sobre redes sociais (twitter, facebook, linkedin) faz parte do conteúdo programático publicado no Anexo III do Edital de abertura da Seleção Externa 2013/002. Trata-se de tema da atualidade e há rico material sobre o assunto disponível em livros, artigos, filmes, internet e outras fontes de informação.

As Redes Sociais são uma importante fonte de informações por meio das quais é possível acompanhar a opinião pública, de clientes, fornecedores, concorrentes e colaboradores. Por meio das percepções observadas nessas redes, o Banco reúne subsídios para desenvolver novos produtos e serviços que atendam as necessidades dos nossos clientes e a realização de novos negócios. O conhecimento sobre funcionalidades do Facebook denota familiaridade do candidato com o uso de redes sociais.

O edital do BB busca uma atualização constante em seus conteúdos de forma a avaliar candidatos que melhor se adequem às necessidades de trabalho, às exigências da sociedade e aos desafios do mercado financeiro."

Publicidade

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.