Em segundo lugar aparece a loja de vinhos Wine e em terceiro, o site da Magazine Luiza. Apesar dos altos índices de reclamação do setor em órgão de defesa do consumidor, as empresas de telefonia também figuram no ranking de melhores sites transacionais. Claro ocupa o sexto lugar e Vivo, o décimo.
A pesquisa considerou apenas os sites transacionais e não os informativos. Foram avaliados três pontos: comunicação, relacionamento e o suporte transacional.Em comunicação, foram analisados subitens como funcionalidades, aplicativos, home pages, telefone e outros. Em atendimento, os pesquisadores utilizaram o SAC e avaliaram fóruns, mídias sociais e outras. Por fim, os itens específicos do suporte transacional considerados no estudo eram os meios de pagamento, televendas, comércios por aplicativos, entre outros.
Segundo o especialista em relações de consumo e varejo, Roberto Meir, o levantamento mostrou uma preocupação crescente das empresas, em especial, as varejistas, em melhorar a experiência online dos consumidores em todas as plataformas, sejam elas mobile (celulares e tablets) ou computadores. No total, foram analisadas 50 empresas durante 45 dias. No fim foram dadas notas de 1 a 5, que você confere no ranking abaixo.