Aplicativo do BC ajuda a identificar notas falsas usando celular

Aplicativo do BC ajuda a identificar notas falsas usando celular

Na véspera da Copa, BC lançou aplicativo para ajudar brasileiros e estrangeiros a identificar cédulas falsas

Yolanda Fordelone

11 de junho de 2014 | 10h53

Por Yolanda Fordelone, do Economia & Negócios, e Laís Alegretti, da Agência Estado

Na véspera da abertura da Copa do Mundo, o Banco Central lançou um aplicativo que promete facilitar a identificação de cédulas falsas. A ferramenta, chamada de Dinheiro Brasileiro, é voltada para a população brasileira e para os turistas estrangeiros. O programa está disponível em português, inglês e espanhol e pode ser baixado de forma gratuita no App Store e na Google Play Store.

O usuário colocará o dispositivo móvel – smartphone ou tablet – sobre a cédula e o aplicativo identificará a nota por comparação de imagem. Em seguida, o programa indicará os elementos de segurança que devem ser observados.

“O objetivo é facilitar para que a própria população consiga conferir o dinheiro”, afirmou o chefe do Departamento de Meio Circulante do Banco Central, João Sidney Figueiredo Filho.

Alguns dos elementos de segurança que devem ser identificados são o número com o valor da nota que fica escondido e é visível em local com muita luz e a marca d’água com numeral e imagem do animal correspondente àquele valor. Outros pontos da nota ainda permitem que seja sentido um alto-relevo. Dessa forma, o aplicativo fornece as informações para que o próprio usuário faça a verificação da cédula. Figueiredo Filho esclareceu, no entanto, que o aplicativo não tem a capacidade, nem a finalidade, de verificar automaticamente a autenticidade da nota.

Também pensando na Copa, o Banco Central lançou um aplicativo no ano passado que mostra o local mais próximo para trocar dólar e outras moedas.

Testamos a nota de R$ 5 da segunda família do Real no aplicativo no iPhone. Ao abrir o aplicativo, ele pede que você posicione a nota no centro. Assim, ele identifica qual é a nota e marca alguns pontos na frente e no verso da cédula. Ao clicar sobre o ponto, você vê detalhes dos elementos de segurança da nota. O aplicativo deixa claro logo na mensagem de abertura que não identifica a nota falsa, apenas ajuda a distinguir as cédulas.

nota4.jpg

nota2.jpg

nota3.jpg

 

Tudo o que sabemos sobre:

aplicativoBanco Centralcédulas

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.