Menos pessoas estão renegociando dívidas e regularizando a situação nos bancos de dados do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e da CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas), o que deve fazer com que menos consumidores comprem no Natal segundo as instituições. Isso porque com dívidas os consumidores não conseguem contratar novo crédito no mercado.
Em agosto, o volume de volume de dívidas regularizadas recuou 1,66% frente ao mesmo mês do ano passado. Em julho, o indicador havia tido alta de 0,97%, mas nos oito primeiros meses deste ano foram cinco quedas.
Segundo a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, o recuo do indicador de recuperação de crédito, analisado em conjunto com a inadimplência em trajetória de alta, indica uma deterioração da capacidade de pagamento do consumidor brasileiro. "Os indicadores refletem as condições menos favoráveis da atividade econômica tanto para o consumo quanto para a quitação de dívidas. Este cenário é impactado negativamente pela manutenção dos juros e da inflação em patamares elevados e pelo enfraquecimento do mercado de trabalho", afirmou.
Em relação a julho de 2014, a retração na recuperação de crédito foi mais expressiva, de 2,92%. Já no acumulado do ano, o número de consumidores que saldaram suas dívidas em atraso e voltaram a ter crédito no mercado apresentou uma contração de 1,06%.
Na avaliação dos economistas do SPC Brasil, o encolhimento do número de consumidores que têm pagado suas dívidas é um sinal de que a recuperação de crédito - que tradicionalmente cresce nos últimos meses do ano para que o consumidor se veja livre de dívidas para as compras de Natal e contas de início de ano - deve encontrar um ambiente menos propício e apresentar resultados menos expressivos do que os de 2013.
Como limpar o nome. O primeiro passo para regularizar a situação com o SPC Brasil é saber quais as dívidas que constam no nome do consumidor. Para isso, basta acessar o SPC Net. Após a consulta, o devedor pode entrar em contato com a (s) empresa (s) credora (s) para negociar o pagamento do débito pendente.
Após o pagamento, o estabelecimento entra no banco de dados do SPC Brasil e solicita a baixa das pendências no CPF do ex-devedor. Em até 72 horas o nome do consumidor ficará limpo e ele poderá solicitar novos empréstimos no mercado.