finanças

E-Investidor: "Você não pode ser refém do seu salário, emprego ou empresa", diz Carol Paiffer

Consumidores ‘espiões’ irão analisar compras durante a Black Friday

Yolanda Fordelone

26 de novembro de 2013 | 14h01

pauloliebert.jpg

Os clientes vão analisar itens como o preço , comparando o custo real e o promocional. Foto: Paulo Liebert/ Estadão

A Black Friday foi tema de uma pesquisa inédita do Brasil. A Shopper Experience está “infiltrando” 300 consumidores-espiões para avaliar o atendimento de lojas online de diferentes segmentos.

Realizada em duas etapas, a prévia dos resultados está sendo divulgada hoje pela empresa. Dos 2.031 entrevistados, 88,76% têm intenção de fazer compras durante a ação contra 11,24% que não têm. Entre os itens, 47% vão comprar eletroeletrônicos; 34% roupas; 33% informática, 25% calçados e 23% artigos de beleza.

+ Saiba mais sobre a Black Friday no Brasil e nos EUA

A presidente da Shopper Experience e coordenadora da pesquisa, Stella Kochen Susskind, afirma que 38,19% dos clientes entrevistados – os que têm intenção de comprar durante o Black Friday – já escolheram o produto; 32,25% já sabem, inclusive, em qual loja virtual irão efetivar a compra.

Na segunda fase da pesquisa, será avaliada a real experiência de compra e verificar se as empresas honraram o que prometem. Os clientes “espiões” vão analisar itens como qualidade do produto, preço (comparação do custo real e do promocional), entrega (prazo, embalagem e o estado do produto), atendimento online e condições de pagamento, entre outros. Uma parcela do grupo de pesquisadores vai avaliar, ainda, como as empresas vão lidar com a solicitação de troca do produto.

Segundo Stella, o Projeto Experience Black foi inspirado nas críticas de consumidores brasileiros na edição 2012 da Black Friday. Embora tenha registrado R$ 217 milhões em vendas, a iniciativa contou com muitas reclamações, sobretudo em relação à “maquiagem dos preços”.

Os dados da pesquisa serão divulgados em 9 de dezembro. A edição brasileira do Black Friday contará com a participação de 120 lojas virtuais. Algumas redes replicam a iniciativa também nas lojas físicas. 

  

Tudo o que sabemos sobre:

Black Fridaycompras

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: