Foto do(a) blog

Cuide (bem) de seu orçamento, férias, o futuro de seus filhos...

Dívidas sexualmente transmissíveis

PUBLICIDADE

Por Yolanda Fordelone
Atualização:

Na foto, a escritora Eliana Bussinger

PUBLICIDADE

Em uma das primeiras palestras do dia, a escritora Eliana Bussinger fez uma apresentação sobre a importância de a mulher e o homem conhecerem as questões legais envolvidas numa dívida. "Em um casamento os pares dividem não somente o patrimônio, mas também são corresponsáveis nas dívidas", diz.

Em uma palestra chamada "Dívidas sexualmente transmissíveis", a autora abordou alguns erros financeiros que podem ocorrer numa relação: esposas darem procurações aos maridos dando-os livre poderes de decisão financeira, falta de informação quanto à dívida que está sendo contraída, empréstimos para o companheiro, dar cartão de crédito ilimitado à esposa, entre outros.

Segundo Eliana, é possível provar em alguns casos que a dívida beneficiou somente uma das partes, mas em geral os juízes entendem que as  duas pessoas do relacionamento são responsáveis.

Para se livrar das dívidas, Eliana afirma que não é necessário quebrar o cartão de crédito. Ela lista alguns passos: sair do estado de negar que tem dívidas; reconhecer o tamanho da dívida; aumentar a receita, vendendo bens de dentro de casa, por exemplo, ou alguma habilidade, como aulas de inglês; negociar o pagamento com os credores; priorizar as dívidas mais importantes; e aprender a conviver com as fixas, como conta de água e luz.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.