Foto do(a) blog

Cuide (bem) de seu orçamento, férias, o futuro de seus filhos...

Dólar bate inflação no semestre; Bolsa e ouro caíram cerca de 20%

Luiz Guilherme Gerbelli, de O Estado de S. Paulo

PUBLICIDADE

Por Economia & Negócios
Atualização:

O dólar comercial foi a única aplicação que superou a inflação no primeiro semestre. A alta da moeda americana foi de 9,10%. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) - uma prévia da inflação oficial do País - acumula alta de 3,45% no período. O IPCA fechado de junho será divulgado na sexta-feira pelo IBGE.

PUBLICIDADE

A moeda americana também teve o maior avanço para o primeiro semestre desde 2002, quando subiu 21,76%. Neste ano, a alta tem sido impactada principalmente pela sinalização do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) de retirar os estímulos da economia já neste ano.

O segundo melhor investimento do semestre foi a poupança antiga, cujo rendimento ao mês é garantido em 0,5% mais a variação da Taxa Referencial (TR). Aplicação rendeu 3,04%, abaixo, portanto, do IPCA-15.

Investimento Variação no semestre (%)
Dólar 9,10%
Inflação do IPCA-15 3,45%
Poupança 3,04%
Fundos DI (Média) 2,75%
CDB (acima de R$ 100 mil) 2,70%
Poupança (rend. Selic)* 2,52%
Fundos de Renda Fixa (média) 2,30%
Fundos DI (Pequenos investidores) 2,20%
Ouro -19,27%
Bovespa -22,14%
Fonte:Bolsa de Valores de São Paulo, Banco Central, Anbima, FGV e AE Broadcast

"As aplicações a juros em geral continuam ruins mesmo com o Banco Central subindo a Selic. Quando o investidor tira taxa de administração e Imposto de Renda, o rendimento fica próximo de zero ou negativo", disse Fabio Colombo, administrador de investimentos. "A vida do investidor nas aplicações a juros continuará difícil."

Publicidade

A última posição do ranking de investimento foi ocupada pela Bovespa. O Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) recuou 22,14% nos primeiros seis meses do ano - somente em junho, a queda foi de 11,31%. O ouro também acumula forte queda. No semestre, o recuo é de 19,27%.

Veja também: 

Ranking traz instituições com as melhores taxas de câmbio

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.