coluna

Dan Kawa: Separar o ruído do sinal é a única forma de investir corretamente daqui para a frente

Entre famílias endividadas, 74,2% devem no cartão de crédito

Yolanda Fordelone

25 de março de 2014 | 13h43

O cartão de crédito é o principal vilão das dívidas, segundo Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Das famílias endividadas que foram entrevistadas, 74,2% apontaram o cartão de crédito como um dos principais tipos de dívida.

Entre as famílias que ganham até 10 salários mínimos por mês, o porcentual sobe para 75,8%. Para quem ganha mais do que esta faixa, o cartão representa 67,6% dos tipos de dívida.

Com o processo de bancarização das classes de menor renda e facilidade em obter cartões de crédito em bancos e lojas, muitos brasileiros passaram a contar com o meio de pagamento, o que não é ruim. Segundo especialistas, o cartão pode ser um bom instrumento para concentrar os gastos em um só pagamento, mas deve ser usado com cautela. O que acontece na maioria das vezes é que o consumidor não controla as compras e se vê preso em uma dívida cujo juro é enorme.

Além do cartão, dois grandes tipos de dívida são os carnês e os financiamentos de automóveis.

Endividado. O porcentual de famílias endividadas caiu a 61% em março, de 62,7% em fevereiro. O resultado ficou abaixo do verificado em março de 2013, quando 61,2% das famílias relataram ter dívidas.

“A alta do custo do crédito induz a uma postura mais cautelosa das famílias ao contratar e renovar empréstimos e financiamentos. Juros mais altos e ganhos de renda mais modestos levam a condições menos favoráveis para o endividamento”, diz a CNC em nota.

Já a inadimplência registrou alta em março, para 20,8%, ante 19,7% em fevereiro. Em março de 2013, o porcentual de famílias com dívidas em atraso ficou em 19,5%.

“A elevação do porcentual de famílias com contas em atraso no primeiro trimestre do ano é influenciada pela sazonalidade do período e reforçada pelo maior comprometimento médio de renda que as famílias endividadas relataram ter este ano”, diz a nota da CNC.

(Com Agência Estado)

 

 

 

Tudo o que sabemos sobre:

cartão de créditodívida

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: