PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Cuide (bem) de seu orçamento, férias, o futuro de seus filhos...

Fique atento ao funcionamento de bancos e Procon-SP durante as festas de fim de ano

Por Yolanda Fordelone
Atualização:

Foto: Tiago Queiroz/Estadão

PUBLICIDADE

Nas próximas semanas, alguns órgãos e empresas, como Procon-SP e bancos, terão os horários de atendimentos alterados devido ao Natal e Ano Novo. Fique atento para não perder a viagem até o local:

Bancos

Nos próprios dias de feriados (Natal, 25/12, e Dia Mundial da Paz, 01/01), os bancos fecham, segundo informa a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). No dia 31/12 também não haverá atendimento ao público.

No dia 24/12, véspera do Natal, os bancos podem estabelecer horários especiais, desde que garantam ao público um atendimento mínimo de duas horas. É o que determina a resolução Nº 2.932. O atendimento bancário dos bancos será realizado das 9h às 11h nos Estados que cumprem o horário de Brasília: Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Paraná (PR), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC), São Paulo (SP), Tocantins (TO) e Distrito Federal (DF).

Publicidade

As agências localizadas nos demais Estados, o atendimento será das 8h às 10h seguindo o horário local.

A população pode utilizar os canais alternativos de atendimento para realizar operações bancárias, como caixas eletrônicos, Internet Banking, Mobile Banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados).

As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem nestas datas poderão ser pagas no próximo dia útil (26/12 e 02/01), sem a incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).

Os clientes também podem agendar nos bancos os pagamentos das contas ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos ou em correspondentes. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado).

Procon-SP

Publicidade

Caso tenha tido algum problema na contratação de serviços ou compra de produtos, o melhor é reclamar, mas atenção aos dias e horários. Os postos de atendimento pessoal do Procon-SP no Poupatempo Sé, em Santo Amaro e Itaquera não atenderão o público nso dias 24, 15 e 31 de dezembro e 1º de janeiro. Nos sábados dias 22 e 29 de dezembro, funcionarão das 7 horas às 13 horas.

PUBLICIDADE

Nas audiências, administrativo, Ouvidoria, atendimento telefônico (151), atendimento eletrônico e fax (11 3824-0717), não haverá atendimento nos dias 22, 24, 25,29 e 31 de dezembro e em 1º de janeiro.

O Programa de Apoio ao Superendividado (PAS) estará em recesso para atendimento ao público no período de 20 de dezembro a 14 de janeiro. O funcionamento dos Procons municipais fica a critério da administração municipal.

Fora desses dias atípicos, o Procon-SP atende desegunda a sexta-feira, das 7 horas às 19 horas e sábados, das 7 horas às 13 horas, nos postos dos Poupatempo (Telefone: 0800-772-3633).

(Texto atualizado em 19/12, às 10h35, para correção de informação)

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.