PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Cuide (bem) de seu orçamento, férias, o futuro de seus filhos...

Golpe: cartas falsas da Justiça pedem depósito após vitória em ação de 1998

Por Yolanda Fordelone
Atualização:

Se você receber uma carta referente a um processe de 1998, desconfie. Tal processo está sendo usado para aplicação de golpes, segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo. Os estelionatários estão enviando cartas para as vítimas informando que elas venceram o processo nº 9023156-06.1996.8.26.0000 e que, para receber o valor devido pelo julgamento da ação, precisam depositar uma quantia a fim de cobrir custos processuais.

PUBLICIDADE

O referido processo foi julgado extinto em razão da inépcia da petição inicial, não havendo, com isso, nenhum valor a ser pago.

O Tribunal de Justiça de São Paulo alertou que os criminosos enviam falsos ofícios e não é raro os papéis terem o logotipo da instituição. Para confirmar a veracidade de qualquer documento da Justiça paulista, é indicado ligar para um cartório nos telefones indicados no site do TJSP.

A Polícia Civil já conta com investigações em andamento sobre esse tipo de golpe, mas é importante que as vítimas informem a ocorrência em uma delegacia. Para que a população se previna, o Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (DEIC) elaborou um guia com a descrição dos métodos mais utilizados pelos criminosos. Há descrições desde golpes de passagem aérea até empréstimos em nome de pessoas falecidas. Acesse aqui.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.