Foto do(a) blog

Cuide (bem) de seu orçamento, férias, o futuro de seus filhos...

Preocupação com segurança financeira aumenta entre os brasileiros

Em uma escala de 0 a 300 pontos, o Brasil ficou com 197 pontos

PUBLICIDADE

Por Yolanda Fordelone
Atualização:

O percentual de brasileiros seriamente preocupados com a segurança financeira aumentou 22 pontos percentuais em relação aos resultados do último ano. A maior preocupação diz respeito à capacidade de honrar com obrigações financeiras, tais como pagamento de financiamentos, empréstimos e outras contas.

PUBLICIDADE

Esse foi o resultado da pesquisa Unisys Security Index. Em uma escala de 0 a 300 pontos, o Brasil ficou com 197 pontos. Na edição anterior do índice a pontuação era de 175.

Como resultado, o Brasil está em segundo lugar entre os países com as maiores preocupações sobre a segurança financeira. Dos 12 países cobertos pelo estudo, o Brasil ficou a apenas um ponto do topo do ranking, dividido entre México e França, as duas nações com o maior nível de preocupação nesta área.

Nesse aspecto, um dos principais temores por parte dos brasileiros ouvidos pelo estudo é o uso indevido por terceiros de dados de cartões bancários. No levantamento anterior, 75% das pessoas se posicionaram como seriamente preocupadas em relação ao tema, e em 2014 este número subiu para 81%.

Já o receio quanto à capacidade de honrar os compromissos financeiros assumidos, tais como o pagamento de empréstimos, financiamentos e outras despesas, também aumentou 19 pontos percentuais de um ano para o outro, saltando de 53% para 72%.

Publicidade

Internet. No que diz respeito à segurança na internet, a pesquisa constatou um aumento de 4 pontos quanto à preocupação com o recebimento de vírus e e-mails indesejados. Além disso, os entrevistados brasileiros se mostraram mais reticentes quanto a operações de e-commerce e mesmo ao acesso à sua conta bancária pela internet. Este percentual cresceu de 48% no ano passado para 55% em 2014.

"A recente aprovação do Marco Civil da Internet e o debate a respeito de outras leis que visam combater os crimes cibernéticos e proteger a privacidade dos dados de cidadãos brasileiros são medidas fundamentais para devolver a confiança a pessoas físicas e a empresas, para que todos possam usufruir os benefícios proporcionados pela tecnologia para produzir mais e melhor", comenta Agostinho Rocha, Managing Director para o Brasil e Vice-Presidente de Vendas da Unisys para América Latina.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.