Coluna

Thiago de Aragão: China traça 6 estratégias para pós-covid que afetam EUA e Brasil

STB terá de indenizar família após filho ser assaltado durante o intercâmbio

Yolanda Fordelone

22 de novembro de 2013 | 14h22

A empresa Student Travel Bureau Viagens e Turismo (STB) foi condenada pela Justiça a indenizar a família de um menor de idade por um intercâmbio mal sucedido. O intercambista teve os bens furtados pelo irmão de sua anfitriã, no interior da casa da família acolhedora, o que segundo a acusação lhe gerou insegurança e aflição aos pais dele.

Na ocasião, a empresa se negou a trocar o estudante de residência. Os pais optaram por buscar o menor arcando com os custos de deslocamento, estadia e alimentação.

Sobre a quantia da indenização, o relator do caso, o ministro Luis Felipe Salomão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), afirmou que entende que o “valor de R$ 8 mil para cada autor arbitrado pelo juízo processante mostra-se equilibrado, razoável e proporcional”.

A indenização inclui o porcentual de 30% do contrato equivalente ao descumprimento de um mês e meio do tempo total do intercâmbio, que iria durar 5 meses.

Quanto às despesas decorrentes da viagem dos pais para buscar seu filho, a empresa deverá ressarcir a família de forma integral. Deverá ser pago de volta o gasto que eles tiveram com tradução, hospedagem, alimentação e aluguel do carro.

No recurso, a empresa alegou que os serviços contratados foram adequadamente prestados, sem falhas ou defeitos. A defesa da STB afirmou que o contrato previa apenas a intermediação de programa de intercâmbio e que as viagens dos pais foi precipitada.

Em nota, a STB lamentou o fato. “Em relação à decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), lamentamos que o STB e a família do estudante não tenham conseguindo chegar a um consenso”, disse em nota da assessoria de imprensa.

A empresa afirmou que usará o caso, “pontual e isolado”, para melhorar os serviços. Segundo a STB, não houve descumprimento da responsabilidade na intermediação do processo e houve total assistência e suporte aos pais e ao estudante.

Tudo o que sabemos sobre:

intercâmbio

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: