PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Cuide (bem) de seu orçamento, férias, o futuro de seus filhos...

Vida além do reajuste do aluguel pelo IGP-M

Apesar de ser o indicador mais comum de reajuste de aluguel, o Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M) não é o único que pode estar nos contratos de locação. Se acertado entre as partes - locatário e locador -, o reajuste pode estar baseado em pelo menos três outros índices. Ao divulgar os indicadores de reajuste de aluguel, o Sindicato da Habitação (Secovi-SP) acompanha, além do IGP-M, três índices:

Por Yolanda Fordelone
Atualização:

1) IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna): apesar de ser uma média entre inflação do consumidor e do atacado, o peso dos preços no atacado é maior (60%) da variação do índice.

PUBLICIDADE

2) IPC-Fipe (Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas): tal indicador mede a evolução do custo de vida das famílias paulistanas.

3) INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor): a chamada inflação da baixa renda considera a variação de preços para as famílias que ganham até cinco salários mínimos por mês.

A evolução percentual do IGP-M de 12 meses é a mais utilizada para reajuste de aluguel. Segundo o Secovi-SP, estima-se que 90% dos contratos de aluguel de imóveis utilizem o IGP-M como indexador.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.