Foto do(a) blog

Tire suas dúvidas sobre aposentadoria e previdência

Opinião|Aposentadoria tem que garantir poder de compra ao longo dos anos

Os parlamentares deveriam aprovar leis que garantissem a atualização do valor do beneficio e a garantia do seu poder de compra. Mas, a cada ano que passa, a situação está ficando pior. A verdade é que os sete ou oito salários mínimos que os aposentados e pensionistas recebiam a partir do momento em que o INSS começou a pagar suas aposentadorias, antes mesmo de 1988, estão sendo reduzidos e, hoje em dia, muitos deles não alcançam nem mesmo dois ou três mínimos. Isso faz com que os aposentados e pensionistas do INSS fiquem, a cada ano, mais pobres, e que seus rendimentos acabem bem antes do final do mês, acarretando diversas aflições.

PUBLICIDADE

Atualização:
 Foto: Estadão

  Na manhã de ontem me surpreendi com a aprovação pela Câmara dos Deputados, de emenda vinculando aposentadorias ao reajuste do salário mínimo e com as criticas dela decorrente. As questões econômica e politica se misturam e ninguém pensa no aposentado que precisa sobreviver com o beneficio do INSS.

PUBLICIDADE

A medida beneficiará, caso venha a ser aprovada e sancionada, 1/3 dos aposentados brasileiros que recebem benefícios do INSS, em valores superiores ao salário mínimo, o que corresponde, segundo dados oficiais a 10 milhões de brasileiros. Os outros 2/3 já recebem um salário mínimo e possuem reajustes já atrelados ao mesmo, pois a Constituição garante o mínimo como forma de distribuição de renda e erradicação da pobreza.

Apesar de duramente criticada em razão da crise econômica por que passamos, a luta do trabalhador por reajustes capazes de garantir o valor real dos benefícios é antiga no Congresso Nacional. A batalha é travada com alguns estudos do Executivo que recomendam a desvinculação do salário mínimo para garantia do piso pago aos aposentados do INSS.

É bom lembrar que, depois de concedido o beneficio, é o Poder Executivo, por meio dos deputados e senadores, que dita os índices de reajustes.

Os parlamentares deveriam aprovar leis que garantissem a atualização do valor do beneficio e a garantia do seu poder de compra. Mas, a cada ano que passa, a situação está ficando pior.

Publicidade

A verdade é que os sete ou oito salários mínimos que os aposentados e pensionistas recebiam a partir do momento em que o INSS começou a pagar suas aposentadorias, antes mesmo de 1988, estão sendo reduzidos e, hoje em dia, muitos deles não alcançam nem mesmo dois ou três mínimos.

Isso faz com que os aposentados e pensionistas do INSS fiquem,  a cada ano, mais pobres, e que seus rendimentos acabem bem antes do final do mês, acarretando diversas aflições.

Frequentemente a aposentadoria não é suficiente para compra dos alimentos e dos remédios de que necessitam para sua sobrevivência decente.

Por tal razão nos deparamos cada vez mais com trabalhadores que se aposentam e continuam trabalhando, além de ter que contrair empréstimos consignados em seus benefícios.

 Constituição garante poder aquisitivo da aposentadoria

Publicidade

Preciso esclarecer a todos os aposentados e pensionistas do Brasil, que nossa Constituição, a lei mais importante de todas, garante um direito muito importante.

Todos os aposentados e pensionistas têm o direito de não sofrerem redução no valor do benefício que lhes foi concedido.

Não podem perder o poder aquisitivo, isto é, a possibilidade de comprarem com o dinheiro que recebem do INSS as mesmas quantidades de bens (alimentos, roupas, remédios, etc.) que conseguiam comprar quando começaram a receber suas aposentadorias e pensões.

A essa situação a Constituição chama de irredutibilidade do valor dos benefícios.

Quer dizer, o valor do seu benefício, durante toda a sua vida de aposentado ou de pensionista da previdência social não pode sofrer nenhuma redução.

Publicidade

E se qualquer um de nós percebe que houve redução, podemos ter certeza de que alguma coisa está errada e deve ser corrigida.

Pense nisso. Fale sobre isso com as pessoas que você conhece. A defesa dos direitos é algo muito importante. Ela faz parte da nossa condição de brasileiros e de cidadãos.

Não vamos deixar que a luta do aposentado para garantia de direito constitucional da manutenção do valor real do beneficio se transforme em moeda de troca no congresso nacional!

Opinião por Marta Gueller
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.