PUBLICIDADE

A perversidade errada

Ryan Avent está aborrecido, e com razão, com o fato de Obama estar sempre invocando a fada da confiança, na realidade ele está aceitando a doutrina da austeridade expansionista - embora e pesquisas cada vez mais numerosas acabem com toda a plausibilidade que esta doutrina podia ter.

Foto do author Paul Krugman
Por Paul Krugman
Atualização:

Entretanto, há coisas perversas acontecendo; a questão é que nos preocupamos com a perversidade errada.

PUBLICIDADE

Como afirma Brad DeLong, há bons argumentos a invocar quanto ao fato de que atualmente vivemos em condições em que, na realidade, a contração fiscal agrava o déficit de longo prazo. Por que? O argumento é o seguinte:

1. A contração fiscal reduz a produção a curto prazo; isto significa de cara que parte do ganho inicial em termos de um déficit menor é anulada por uma receita menor e por um aumento dos gastos relacionados à rede de segurança. Estes efeitos são particularmente profundos quando nos encontramos numa armadilha de liquidez, portanto a política monetária não consegue combater a contração fiscal.

2. A redução da produção e do emprego a curto prazo também prejudica o crescimento a longo prazo: o investimento de capital cai, os trabalhadores perdem sua capacidade, e assim por diante. Isto por sua vez reduz as receitas futuras.

3. Ao mesmo tempo, com os juros reais muito baixos - na realidade, negativos para os títulos de cinco anos - o custo dos empréstimos agora em termos do ônus da dívida futura também é muito baixo.

Publicidade

Portanto, não há um argumento plausível em favor da afirmação de que a contração fiscal contribui para expandir a produção; há, porém, um argumento muito plausível no sentido de que a contração fiscal sequer ajuda a situação fiscal.

Por isso, qual é a perversidade que devemos considerar adequada para as Pessoas Sérias, e qual não é?

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.