Clive Crook está afogando os Estados Unidos

 

PUBLICIDADE

Por Paul Krugman (The New York Times)
Atualização:

Ok, não de fato. Mas seu artigo desta manhã, "Washington está afogando os Estados Unidos", ilustra perfeitamente como os autoproclamados centristas ajudaram e induziram nosso declínio em direção da paralisia.

PUBLICIDADE

Crook descreve acuradamente o comportamento destrutivo dos republicanos e como ele está tornando o país ingovernável. Mas condena os reais responsáveis? Não exatamente. Em vez disso, amaldiçoa as duas Casas do Congresso.

Se as posições fossem inversas, os democratas se sentiriam com direito a simplesmente anular, de todas as maneiras possíveis, as realizações legislativas dos seus inimigos.

Fariam isso? Eles se comportaram desse modo quando os republicanos controlaram a Casa Branca? Não. Clive Crook , equipara o comportamento dos republicanos a um imaginado futuro democrático.

E observe qual o efeito disso em termos de incentivo: por pior que os republicanos se comportem, não serão condenados pelas Pessoas Muito Sérias. O que vamos ver será apenas um burburinho, com as pessoas dizendo como a política é medonha e como seria bom se tivéssemos um terceiro partido para colocar Mike Bloomberg como ditador presidente.

Publicidade

Os especialistas que não gostam de falar em extremismo sem fingir que ele é simétrico não são a grande parte do nosso problema, mas com certeza são parte dele.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.